Satiko, versão digital da influenciadora Sabrina Sato (Biobots/Divulgação)
Depois de ganhar apartamento de verdade em São Paulo, a Satiko, influenciadora virtual da apresentadora Sabrina Sato, vai cobrir os sete dias de shows do Rock in Rio 2022, nona edição do festival que começa no dia 2 de setembro.
A ação de marketing é uma iniciativa do Itaú, patrocinador Master do Rock in Rio, por meio do Itaú Personnalité, marca do banco voltada para clientes de alta renda.
Criada pela startup Biobots, de produção e desenvolvimento de produtos digitais, a Satiko é uma influenciadora virtual do metaverso inspirada na Sabrina Sato, mas que conta com uma personalidade própria.
Lançada em novembro do ano passado, a Satiko acumula quase 40 mil seguidores no Instagram e já realizou ações de marketing para empresas como Renner e Boticário.
Esta, porém, será a primeira vez que a Satiko irá realizar a cobertura de um evento de grande porte, como o Rock In Rio. Fora isso, embora seja patrocinador há seis edições do Rock in Rio, esta também será a primeira vez que o Itaú realiza um ação de marketing com a marca Personnalité.
"O Personnalité, enquanto marca, está passando por uma grande transformação. E de um modo geral, dentro do Itaú, temos olhado bastante para a questão dos criadores de conteúdo, acreditando que eles possuem um potencial transformador significativo", diz André Azevedo, Head de Marketing Alta Renda do Itaú Unibanco.
Com a ação, o Itaú também quer reforçar a questão do phygital, a integração entre o mundo físico e o digital e, por isso, além da Satiko, haverá outros três influenciadores de carne e osso convidados pelo Personnalité.
São eles: @marcospaulo_, @numpulo e @raul, que desenvolverão uma estratégia de conteúdo idealizada pela agência A-Lab.
A ideia é que, em algum momento, exista uma interação entre a boneca virtual e os criadores de conteúdo humanos. Fora isso, Satiko gravará os conteúdos em primeira pessoa e outros em terceira pessoa.
"A Satiko vai levar a experiência do Rock in Rio para quem não poderá ir ao festival, mostrando aquele momento que a gente vai na área gastronômica ou circula pelo espaço entre um show e outro e que, geralmente, não é coberto", diz André.
"Ela é umas principais influenciadoras quando olhamos para o metaverso e, por isso, vimos nessa parceria a chance de materializar essa união entre o digital e o físico", completa o executivo.
VEJA TAMBÉM: