Sede da SAP: crescimento de 2 por cento no lucro operacional, excluindo itens especiais, para 919 milhões de euros, ficou abaixo até mesmo da previsão mais pessimista de 924 milhões de euros em uma pesquisa (Daniel Roland/AFP)
Da Redação
Publicado em 17 de abril de 2014 às 10h52.
Frankfurt - A desenvolvedora alemã de softwares corporativos SAP deu um alerta nesta quinta-feira de que espera que o impacto negativo de um euro forte piore após divulgar resultados mais fracos do que o esperado para o primeiro trimestre.
O alerta surgiu conforme a SAP enfrenta um aperto no curto prazo causado por sua mudança para computação baseada em nuvem, levando a companhia a cortar sua meta de lucro enquanto espera que a receita com assinaturas ganhe ritmo e aumenta os investimentos para poder acompanhar o mercado em rápido crescimento.
Junto a muitas outras companhias europeias que dependem de receitas vindas de outros países, a SAP foi afetada pela alta do euro. A moeda subiu 2,3 por cento ante o dólar norte-americano e quase 6 por cento contra o iene japonês nos últimos seis meses.
A SAP disse que suas receitas com software e serviços relacionados a software vão cair 6 pontos percentuais no segundo trimestre caso o câmbio permaneça nos níveis de março, enquanto que o impacto para o lucro operacional excluindo itens especiais será de 8 pontos percentuais.
O crescimento de 2 por cento no lucro operacional, excluindo itens especiais, para 919 milhões de euros, ficou abaixo até mesmo da previsão mais pessimista de 924 milhões de euros em uma pesquisa da Reuters com analistas. A projeção média era para 961 milhões de euros.