Negócios

Santander negocia venda de gestora de recursos, diz jornal

Segundo o jornal "Financial Times", o grupo está em negociação "avançada" com os fundos americanos de capital Warburg Pincus e General Atlantic


	Santander: o objetivo da venda é melhorar a margem de lucro
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Santander: o objetivo da venda é melhorar a margem de lucro (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2013 às 09h42.

Londres - O Grupo Santander está em negociação "avançada" com os fundos americanos de capital Warburg Pincus e General Atlantic para a possível venda de parte de sua gestora de recursos, informa nesta segunda-feira o "Financial Times".

De acordo com o jornal britânico, o maior grupo bancário espanhol por ativos quer vender uma participação no braço de gestão a fim de arrecadar capital e expandí-lo.

O Santander já tentou vender esse departamento, que no final de março tinha ativos no valor de 161 bilhões de euros no Reino Unido, a Europa continental e América Latina, segundo o veículo.

Até agora - acrescenta o jornal - não se pôde chegar a nenhum acordo sobre o preço, já que quase um terço dos ativos do banco ficam na Espanha, em um cenário econômico desfavorável.

O ramo de gestão de recursos do Santander ainda foi afetado pelo escândalo quando Optimal, seu departamento de investimento com sede na Suíça, foi vinculado à fraude de Bernard Madoff, explica o periódico.

O Santander ofereceu então compensação aos clientes que através da Optima tinham investido cerca de 2,3 bilhões de euros em fundos ligados a Madoff.

As conversas do Santander com as empresas americanas, explica a reportagem, acontecem em um momento em que os grandes bancos tendem a se desfazer de seus departamentos de gestão de recursos ou os fundem com as operações de bancos privadas a fim de melhorar a margem de lucro.

Segundo o "Financial Times", esta venda se soma a outros desinvestimentos que o Santander se coloca atualmente para ampliar capital, que implicariam a sua subsidiária mexicana e ao negócio de financiamento de automoveis nos Estados Unidos. 

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasFundos de investimentoGestores de fundosMercado financeiroSantanderVendas

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem