Negócios

Santander fará aumento de capital e cortará dividendos

O aumento de capital se dará emissão de ações avaliadas em até 7,5 bilhões de euros


	Santander: analistas vinham questionando se o banco não deveria reforçar seu capital
 (Paul Thomas/Bloomberg)

Santander: analistas vinham questionando se o banco não deveria reforçar seu capital (Paul Thomas/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 13h22.

Madri - O espanhol Santander, o maior banco da zona do euro, vai cortar seus dividendos neste ano e aumentar seu capital com uma emissão de ações avaliadas em até 7,5 bilhões de euros (8,8 bilhões de dólares), disse nesta quinta-feira.

Embora o banco espanhol, sob a nova chefe Ana Botín, tenha passado por uma avaliação sobre a capacidade de capital dos bancos europeus no ano passado, a checagem mostrou que sua posição está mais fraca do que a de muitos de seus concorrentes.

Analistas vinham questionando se o banco, que obtém a maior parte de sua receita fora da Espanha, não deveria reforçar seu capital, mesmo que tenha sobrevivido à crise econômica espanhola e à crise financeira global sem registrar perdas trimestrais ou anuais.

"Eu acho que é a coisa certa a ser feita. Eles precisavam fortalecer sua base de capital", disse François Savary, vice-presidente de investimentos do grupo suíço bancário e de gestão de fundos Reyl, que possui algumas ações do Santander.

O Santander, um dos poucos grandes bancos que manteve dividendos inalterados após a crise financeira global de 2008, informou nesta quinta-feira que vai cortar o seu pagamento a partir de 2015 para 0,20 euro por ação, ante 0,60 euro anteriormente.

O aumento de capital ocorre depois de seis meses de reestruturação sob a liderança de Ana Botín, que tirou o antigo presidente-executivo Javier Marín em novembro e substituiu-o pelo chefe de finanças Jose Antonio Alvarez.

Botín assumiu o comando depois que seu pai Emilio Botín, que dirigiu o banco por 28 anos, morreu em setembro. Goldman Sachs e UBS serão os coordenadores do aumento de capital, disse uma fonte familiarizada com o assunto. Os bancos se recusaram a fazer comentários imediatos. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSantanderBancosEmpresas espanholasMercado financeiroDividendos

Mais de Negócios

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC