Santander, maior grupo bancário espanhol, comprará 318 agências do britânico Royal Bank of Scotland (RBS) (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
Londres - O grupo espanhol Santander comunicou nesta quarta-feira a compra de 311 filiais do Royal Bank of Scotland (RBS) na Inglaterra e no País de Gales e sete escritórios do NatWest na Escócia.
O Santander, maior grupo bancário da Espanha, investiu 1,65 bilhões de libras (quase dois bilhões de euros) na operação, que inclui 40 centros bancários para pequenas e médias empresas, mais de 400 gerentes de bancos empresariais, quatro centros de bancos corporativos e três de bancos privados.
A operação será completada, segundo expectativas, em um período de entre 15 e 18 meses.
O RBS foi parcialmente estatizado pelo Governo britânico, e a participação pública na entidade chega a 83%.
Os escritórios adquiridos pelo Santander, nos quais trabalham cerca de cinco mil pessoas, totalizam 1,8 milhões de clientes no varejo (aproximadamente 2% do mercado).
Além disso, inclui cerca de 244 mil clientes entre pequenas e médias empresas (5% do setor).
Segundo o Santander, a compra dessas filiais é um "importante passo estratégico" rumo ao objetivo de "se tornar um banco comercial capaz de prestar todo tipo de serviços".
O executivo-chefe do Santander UK, Antonio Horta-Osório, assinalou que a operação "acelera de modo significativo nossos planos para ter uma presença substancial e representar um desafio nos setores corporativo e da pequena e média empresa".
"Em 2009, aumentamos em 16% os empréstimos a pequenas e médias empresas, e na primeira metade de 2010, eles voltaram a crescer em 21%", acrescentou.
Leia mais notícias sobre Santander
Siga as últimas notícias de Negócios no twitter