Negócios

Samsung processa Huawei por infringir seis patentes na China

Samsung abriu ação na China contra a Huawei alegando infração de seis de suas patentes de telecomunicação e armazenamento de dados


	Samsung: empresa acusa Huawei de infringir patentes registradas sobre transmissão, armazenamento digital e processamento de imagens
 (Getty Images)

Samsung: empresa acusa Huawei de infringir patentes registradas sobre transmissão, armazenamento digital e processamento de imagens (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2016 às 06h48.

Seul - O gigante tecnológico sul-coreano Samsung Electronics anunciou nesta sexta-feira que processou na Justiça da China sua grande concorrente neste país, a Huawei, por considerar que esta infringiu seis de suas patentes sobre redes de telecomunicações e sistemas de armazenamento de dados.

A iniciativa judicial da Samsung representa um novo capítulo na batalha que mantêm em tribunais de vários países com a Huawei, terceira em nível global em volume de vendas.

A empresa com sede em Suwon acusa sua rival chinesa de infringir seis de suas patentes registradas sobre tecnologia de transmissão de dados para telefones celulares, armazenamento digital e sistemas de processamento de imagens, entre outras, segundo informou em comunicado citado pela agência de notícias "Yonhap".

Em sua nota, a Samsung também acusa Huawei de ter apresentado "exigências irracionais" contra ela, e criticou a empresa por infringir seus designs registrados para smartphones e tablets.

No dia 25 de maio, a Huawei anunciou a apresentação de dois processos contra a Samsung por violação de 12 patentes sobre telefonia celular, que foram interpostas em Shenzhen (sul da China) e em um tribunal federal do norte da Califórnia (EUA).

No mesmo dia, o vice-presidente da divisão de propriedade intelectual da Samsung, Seungho Ahn, afirmou que a companhia planejava empreender medidas jurídicas contra Huawei para "defender seus interesses comerciais", em declarações aos veículos de imprensa sul-coreanos.

A Huawei decidiu levar o caso aos tribunais após não ter conseguido um acordo com Samsung nas negociações sobre oito patentes de padrões de redes móveis e outras quatro sobre smartphones, segundo explicações da companhia chinesa.

Durante o primeiro trimestre do ano, a Samsung se manteve como líder mundial dos telefones celulares com 81,8 milhões de unidades vendidas e 23,2% do mercado global, seguido da americana Apple (14,8%) e da Huawei (8,3%).

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaÁsiaChinaEmpresas coreanasSamsungEmpresas chinesasPatentesHuawei

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros