Negócios

Samsung enfrenta situação ruim com TVs

Fragilidade da economia mundial prejudicou a demanda por televisores e computadores

TV de led da Samsung: lucro operacional e faturamento da empresa ficarão abaixo do esperado pelo mercado (Arquivo)

TV de led da Samsung: lucro operacional e faturamento da empresa ficarão abaixo do esperado pelo mercado (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Seul - As projeções de lucro decepcionantes da Samsung Electronics causaram preocupações quanto a uma possível desaceleração devido à queda dos preços de seus principais produtos, motivando queda de suas ações após o fim de uma sequência de resultados trimestrais recordes da empresa.

A maior fabricante mundial de chips de memória, que tradicionalmente supera até mesmo as mais otimistas das projeções do mercado, está enfrentando perspectivas desfavoráveis, já que uma economia mundial frágil prejudicou a demanda por televisores e computadores.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipa que o crescimento mundial se reduza a 4,2 por cento no ano que vem, ante a previsão de 4,8 por cento para este ano, devido aos problemas nas economias avançadas.

A Samsung, que também é a segunda maior fabricante mundial de celulares e a líder no mercado de LCD, estimou que seu lucro operacional e faturamento ficarão abaixo do consenso do mercado para o período de julho a setembro.

"O desempenho dos painéis de cristal líquido (LCD) e dos televisores parece pior que o esperado e a pressão de queda nos resultados só vai crescer com a queda nos preços dos chips e os cortes de preços mais altos pelos fabricantes de televisores", disse o analista Chung Young-woo, da Korea Investment & Securities.

"A alta sazonal que costuma acontecer na demanda devido às festas de final de ano será menor, desta vez, e uma recuperação no faturamento é improvável antes do início do ano que vem", acrescentou.


A Samsung, primeira empresa de tecnologia de alcance mundial a apresentar números preliminares para os resultados do trimestre encerrado em setembro, pode servir como referência aos investidores de tecnologia, em companhia da Intel e da AMD, que divulgam seus balanços na semana que vem.

A Samsung se saiu bem na disputa com a rival Micron nos chips e manteve a liderança nos televisores em disputa contra a Sony e a Panasonic.

Os analistas prevêem queda do lucro da Samsung a 4 trilhões de won no trimestre em curso, e que se mantenha por volta desse nível até o segundo trimestre do ano que vem devido aos preços baixos dos chips e telas planas.

As ações da Samsung, empresa de tecnologia da Ásia com maior valor de mercado, caíram 2,9 por cento nesta quinta-feira.

A empresa informou que prevê lucro operacional no trimestre encerrado em setembro de 4,8 trilhões de won (4,3 bilhões de won), na faixa de 4,6 trilhões a 5 trilhões de won, abaixo do consenso do mercado de 5,2 trilhões de won, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Isso seria uma queda de 4 por cento em relação ao recorde de 5 trilhões de won no trimestre anterior, mas 14 por cento acima dos 4,2 trilhões de won registrados um ano antes.

O balanço oficial da Samsung será divulgado no final de outubro.

Leia mais notícias sobre a Samsung

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter


Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungTelevisãoTVVendas

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões