Negócios

Samsung destrona Apple e lidera vendas de smartphones

Por um pequeno período no fim do ano passado, a empresa sul-coreana e a norte-americana dividiram o primeiro lugar


	Smartphone Galaxy S6, da Samsung: a Samsung alcançou a marca de 83 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2015
 (Divulgação / Samsung)

Smartphone Galaxy S6, da Samsung: a Samsung alcançou a marca de 83 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2015 (Divulgação / Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 10h31.

A Samsung voltou a ocupar a liderança no ranking das empresas que mais vendem smartphones mundialmente, de acordo com uma nova pesquisa lançada nesta terça-feira (28) pela Strategy Analytics.

Por um pequeno período no fim do ano passado, a empresa sul-coreana e a Apple dividiram o primeiro lugar: cada uma vendeu aproximadamente 74 milhões de dispositivos no último trimestre.

Agora, de acordo com a pesquisa, a Samsung alcançou a marca de 83 milhões de smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2015 – enquanto a Apple vendeu ‘apenas’ 61 milhões.

"A Samsung continua enfrentando desafios na Ásia e em outros lugares, mas seu desempenho global se estabilizou suficientemente bem neste trimestre para ultrapassar a Apple e pegar novamente a primeira posição como a maior fabricante mundial de smartphones em volume", dosse Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics, em comunicado.

Mas nem tudo são flores para a Samsung.

Apesar de seu retorno ao trono de maior vendedor de smartphones, seus negócios móvel e de TI registraram queda de 57% no lucro operacional durante o primeiro trimestre.

No total, a companhia registrou lucro de 47 trilhões de wons (cerca de 44 bilhões de dólares) para o trimestre encerrado em 31 de março, resultando em um lucro operacional de 6 trilhões de wons (5,6 bilhões dólares).

Esses números são 12% e 30% menores, respectivamente, do que as expectativas da Samsung para o primeiro trimestre de 2015, que eram de 53 trilhões de receita e 8,5 trilhões em lucro operacional.

De qualquer forma, a empresa espera um segundo trimestre mais lucrativo graças aos seus recém-lançados dispositivos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Negócios

Superlógica Next 2024: parceria com OpenAI traça o futuro do mercado condominial e imobiliário

A Black Friday 2024 vai bombar? E-commerce fatura R$ 1,3 bilhão em quarta-feira recorde

Com novas soluções para maior produtividade de hortaliças e frutas, BASF comemora resultados de 2024

Café de açaí? Essa empreendedora criou uma marca da bebida e hoje exporta para EUA e Alemanha