Negócios

Apresentado por SALON LINE

Salon Line, a queridinha das crespas e cacheadas, conquista as lisas

Com a marca Meu Liso, empresa é a primeira especialista em cabelos lisos e alisados a oferecer um portfólio mais completo de produtos para essas consumidoras

Meu Liso: linha foi criada em 2017 para atender a um apelo das consumidoras (Salonline/Divulgação)

Meu Liso: linha foi criada em 2017 para atender a um apelo das consumidoras (Salonline/Divulgação)

e

exame.solutions

Publicado em 20 de junho de 2022 às 09h00.

A Salon Line fez um trabalho tão bem-feito para atender às consumidoras de cabelos crespos e cacheados, por meio das marcas #todecacho e S.O.S Cachos, que gerou um “ciuminho” nas mulheres de cabelos lisos. A empresa recebia diariamente pedidos para criar uma versão só para elas. Foi quando, em 2017, atendeu ao apelo das consumidoras e lançou a marca Meu Liso.

Mais do que entrar nesse segmento, a Salon Line se tornou a primeira marca do setor a ir na contramão do mercado que oferece apenas o tratamento principal – xampu, condicionador e máscara de hidratação. Desde que lançou a linha, vem inovando para ampliar seu portfólio com produtos de finalização, como sprays finalizadores com tratamentos específicos, defrizantes e protetores térmicos que atendem a qualquer tipo de curvatura do cabelo.

“Antigamente só se viam produtos de tratamento básicos e a pessoa lisa e alisada não tinha o hábito de finalizar o cabelo”, afirma Kamila Fonseca, diretora de marketing da Salon Line. “Com esses novos produtos, ela poderá introduzir produtos em sua rotina de cuidados que até então não eram comuns, como o spray repositor de massa, que dá volume aos fios deixando a raiz soltinha.”

Hoje, a marca conta com 15 linhas focadas nas diferentes necessidades do cabelo liso. As mais vendidas são: Muito + Liso (para quem deseja o cabelo com efeito superliso, sem frizz e com fios alinhados sem perder o movimento natural), Demais (fórmula especial que garante cabelos hidratados, totalmente alinhados e livres do frizz) e matizadores para realçar a cor dos cabelos e hidratar os fios.

“Meu Liso está sempre de olho nas tendências para trazer produtos práticos, eficazes e com benefícios que atendam a todos os tipos de cabelos lisos”, garante Kamila. “A marca quer estar presente durante toda a rotina de cuidados da lisa, dos pré e pós-xampus, passando pelo tratamento até a finalização, que aliás é um sucesso entre as consumidoras.”

Escritório da Salon Line, em São Paulo: marca conta com 15 linhas focadas em cabelo liso (Salonline/Divulgação)

De olho nas demandas

E o que as donas das madeixas lisas querem? Segundo a executiva, elas buscam manter os cabelos saudáveis, mas precisam de produtos rápidos e práticos, que não demandem muito tempo, pois gostam de resultados mais imediatos. Kamila afirma que também há espaço no mercado para novos produtos de finalização que ajudam a cuidar dos cabelos.

“Por isso a Meu Liso tem buscado trazer novas opções para facilitar cada vez mais a rotina de cuidados do cabelo liso”, diz. “Isso se traduz em novas tecnologias, formatos e benefícios para ditar as tendências do mercado, entregar o que as consumidoras buscam, e até mesmo antecipar futuras demandas de forma prática e descomplicada.”

Mas era preciso fazer algo especial para atender às necessidades da mulher brasileira e não simplesmente copiar o que o mercado estrangeiro já oferece. O clima, por exemplo, é um fator que influencia no estado dos cabelos e precisa ser levado em conta na hora do desenvolvimento dos produtos.

“É importante a marca conhecer a consumidora, os fatores aos quais ela está exposta – sol, praia e piscina –, que são prejudiciais à saúde dos fios, e as necessidades desses cabelos que são diferentes das necessidades das mulheres que vivem em outros países e que estão expostas a outros tipos de fatores ambientais”, compara Kamila.

 

Produtos para todos os tipos de cabelos

Além disso, cabelos lisos não são todos iguais e cada tipo tem necessidades diferentes. Um cabelo naturalmente liso precisa incluir tratamentos em sua rotina de cuidados que até então não eram comuns.

Por outro lado, o cabelo que passou por processo químico para alisá-lo normalmente precisa de hidratação ou uma reconstrução mais intensa para tratar o fio. Se alguém de cabelo naturalmente liso fizer esse tratamento, pode ser que ele “pese” no cabelo, pois não é específico para esse tipo de cabelo.

Inclusive, no portfólio da marca estão produtos para alisamento. Apesar da campanha de empoderamento dos cabelos crespos e cacheados, a Salon Line nunca deixou de vender esses tratamentos, pois acredita na possibilidade de a mulher se transformar na melhor versão dela mesma.

“Já houve uma época em que a mulher crespa que não alisava sofria preconceito até no trabalho e havia uma espécie de ‘ditadura do liso', onde apenas ele era arrumado e aceitável”, relembra a executiva.” Mas não é errado gostar de liso e continuar alisando. Ou gostar de ser loira e descolorir os fios. Você precisa, sim, estar bem com sua melhor versão.”

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner