Negócios

Saída de Thompson coloca cisão do PayPal em dúvida

O executivo era veterano no segmento de pagamentos eletrônicos e comandava o PayPal desde o começo de 2008

Thompson vai assumir o cargo de presidente-executivo do Yahoo! (Divulgação/PayPal)

Thompson vai assumir o cargo de presidente-executivo do Yahoo! (Divulgação/PayPal)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 10h03.

A súbita saída do presidente do PayPal, Scott Thompson, do eBay pode retardar seriamente os esforços de cindir a operação de pagamentos online em uma companhia separada, afirmaram investidores e analistas na quarta-feira.

Thompson vai assumir o cargo de presidente-executivo do Yahoo, conforme anunciado na véspera. O presidente-executivo do eBay, John Donohoe, anunciou em memorando interno que foi informado sobre a saída de Thompson na terça-feira, e que estava em choque.

"Não creio que vejamos qualquer cisão em curto prazo. A saída de Thompson coloca uma cisão em dúvida ainda maior", disse RJ Hottovi, analista da MorningStar.

O PayPal foi criado no final dos anos 90 como uma companhia independente, por empresários de tecnologia que incluíam Peter Thiel. A companhia disputava com o eBay a supremacia no mercado de pagamentos online, que surgiu naquela época. Mas, pouco depois que abriu seu capital, em 2002, a empresa foi adquirida pelo eBay, por 1,5 bilhão de dólares.

Thompson, veterano no segmento de pagamentos eletrônicos, comandava o PayPal desde o começo de 2008. No período, o volume total de pagamentos subiu em 26 por cento ao ano, para mais de 120 bilhões de dólares, e o número de usuários mais que dobrou, para pelo menos 104 milhões.

Enquanto isso, as operações básicas de vendas do eBay continuam a enfrentar dificuldade para acompanhar a Amazon.com e o crescimento do comércio eletrônico em geral.

O maior potencial de crescimento do PayPal significa que a unidade responde por cerca de metade do valor de mercado de 40 bilhões de dólares calculado para o eBay, que também inclui a GSI Commerce, uma companhia de comércio eletrônico.

Aaron Kessler, analista da Raymond James, estima que o PayPal responda por 47 por cento do valor do eBay. Em 2013, o PayPal deve gerar quase um terço da receita por ação da companhia, e está crescendo em ritmo cerca de duas vezes maior que a divisão de mercados do eBay, segundo o analista.

Esse crescimento atribuiria ao PayPal um múltiplo de 22 vezes a receita, se a empresa fosse independente, calculou Kessler, enquanto o múltiplo da divisão de mercados seria de 11 e o da GSI Commerce, de cerca de 20.

"Se o eBay sentisse que não estava recebendo o valor adequado pelo PayPal, poderia realizar a cisão para aumentar valor para o acionista", disse Kessler. "A partida de Thompson mostra aos investidores que uma cisão do PayPal não deve ser vista no curto prazo".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetExecutivosgestao-de-negociosPayPalYahoo

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões