Negócios

Saiba quem é a Walgreens, a farmácia dos EUA que estaria interessada no Brasil

No ano fiscal de 2011, as vendas da rede cresceram 7,1% em relação a 2010

Walgreens: além de remédios, produtos de higiene pessoal e maquiagens, a Walgreens vende bebidas e alimentos em algumas de suas lojas (Getty Images)

Walgreens: além de remédios, produtos de higiene pessoal e maquiagens, a Walgreens vende bebidas e alimentos em algumas de suas lojas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 19h15.

São Paulo – A rede de farmácias americana Walgreens conta com cerca de 8.000 lojas nos Estados Unidos. Somadas, as duas maiores redes brasileiras têm, juntas, cerca de 1.400 lojas. A rede estaria interessada em entrar no Brasil, segundo reportagem publicada hoje no jornal Valor Econômico.

A rede não comenta seus planos de expansão, tampouco especulações. O fato é que, mesmo em um ano difícil, a empresa conseguiu crescer. No ano fiscal de 2011, as vendas da Walgreens cresceram 7,1% em relação a 2010.  A rede somou 72,2 bilhões de dólares em vendas e lucro de 2,7 bilhões de dólares. 

Caso a rede realmente esteja interessada no Brasil, ela terá que fazer algumas adaptações. Além de remédios, produtos de higiene pessoal e maquiagens, a Walgreens vende bebidas e alimentos em algumas de suas lojas – e no Brasil as farmácias não podem vender alimentos e muito menos vinho ou cerveja, como faz a Walgreens.

Se desembarcar no Brasil, a rede americana vai encontrar um mercado em pleno processo de consolidação. O setor de farmácias teve um ano movimentado em 2011. No começo de agosto, a Drogasil e a Droga Raia anunciaram uma associação, que deu origem a uma rede de mais de 700 lojas em nove estados. No acumulado de 12 meses encerrado em março, a Raia Drogasil apresentou uma receita bruta de 4,1 bilhões de reais. 

No final de agosto, a Drogaria São Paulo e a Pacheco anunciaram uma fusão, que deu origem à DPSP – e a rede tornou-se a maior em vendas no Brasil, com 4,4 bilhões de reais nos doze meses encerrados em junho. A DPSP possui 691 lojas. 

Acompanhe tudo sobre:Empresas americanasPaíses ricosEstados Unidos (EUA)FarmáciasWalgreens

Mais de Negócios

Venda da fatia da revista The Economist mobiliza ultrarricos

Como esta empresa de refeições corporativas dobrou receitas em 12 meses

Como uma marca de chocolate saiu do anonimato e passou a valer US$ 230 milhões

Começou sem capital e manteve a equipe intacta — hoje lidera uma gigante de US$ 17 bi