Negócios

Safra e Cutrale apelam para acionistas para comprar Chiquita

Segundo o Financial Times, empresas brasileiras não se conformaram com a rejeição da oferta de compra

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2014 às 11h39.

São Paulo -  O banco <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/safra">Safra</a></strong> e a empresa de sucos <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/cutrale">Cutrale</a></strong> apelaram para os acionistas da Chiquita, após terem sua proposta de compra <a href="https://exame.com/negocios/noticias/chiquita-recusa-proposta-da-cutrale-e-grupo-safra" target="_blank">rejeitada pelo conselho </a>administrativo da companhia americana de frutas tropicais, líder no mercado de bananas no mundo. A informação é do jornal<a href="http://www.ft.com/intl/cms/s/0/ea0ec322-24d5-11e4-ae78-00144feabdc0.html?siteedition=intl#axzz3AYntHp9U" target="_blank"> Financial Times</a>. </p>

Na última quarta-feira, Safra e Cutrale fizeram proposta de comprar a Chiquita Brands por 610,5 milhões de dólares em dinheiro e ainda a promessa de assumir suas dívidas, mas o conselho afirmou que a oferta não atendia aos interesses da companhia.

Segundo a publicação, inconformadas com a recusa, os brasileiros preencheram um documento na noite da última sexta-feira pedindo que os acionistas rejeitassem a proposta de fusão com a irlandesa Fyffes, anunciada em março deste ano. 

No texto, Safra e Cutrale afirmaram que a decisão do conselho de não aceitar sua proposta é a "simples continuação de seu registro de decisões estratégicas falhas e de destruição de valor dos acionistas".

Além disso, solicitaram que votassem pelo adiamento do encontro de acionistas da Chiquita, em setembro, para que o conselho tivesse mais tempo para avaliar melhor a oferta, de acordo com o FT.

O jornal afirma que os acionistas da Chiquita não parecem muito entusiasmados com a fusão com a Fyffes, mas, na visão de analistas ouvidos pelo jornal, para que a oferta brasileira realmente seja considerada, seria preciso elevar a proposta ao valor de 15 dólares por ação (não 13 dólares, como havia sido anteriormente).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFusões e AquisiçõesBanco SafraCutrale

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner