Negócios

Sadia e Perdigão divulgarão prejuízo, diz corretora

Queda nas exportações será responsável pelas perdas e margens negativas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Sadia e Perdigão deverão apresentar resultados negativos no primeiro trimestre de 2009 após o fechamento do pregão da Bovespa de amanhã (14/5), segundo expectativa da corretora Brascan. A estimativa é de que a Perdigão feche o trimestre com um prejuízo líquido de 41 milhões de reais, ante um lucro de 51 milhões no mesmo período do ano passado. Já a Sadia deve obter um prejuízo líquido de 182 milhões de reais, contra um ganho de 215 milhões de reais comparado ao primeiro trimestre de 2008.

É esperado para ambas as empresas uma significativa piora de margens e um crescimento tímido na receita líquida, devido ao forte impacto da crise econômica sobre as suas exportações. De acordo com o balanço da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações brasileiras de frango caíram 21,8% em relação ao ano passado.

Para a analista Denise Messer, da corretora Brascan, o Ebtida (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) das duas empresas será penalizado pela retração anual de 23,7% nos preços das exportações. A corretora acredita que o Ebtida da Perdigão atinja 123 milhões de reais, com uma margem de 4,9%, equivalente a 2,7 pontos percentuais abaixo do primeiro trimestre de 2008 (186 milhões de reais) e 10,3 pontos percentuais inferior ao trimestre anterior (465 milhões de reais).

Sadia mais endividada

A tendência de queda nas margens é ainda maior para a Sadia por causa de seu alto índice de endividamento decorrente das grandes perdas com derivativos no ano passado. O Ebtida projetado é de 100 milhões de reais, com uma margem de 4,1%, o que corresponde a 8,0 pontos percentuais abaixo da margem do primeiro trimestre do ano passado.

As exportações de frango in natura, que estão em queda, representam mais de 30% das vendas de ambas as empresas. Isso é um fator que contribui para que o crescimento da receita líquida esperado não seja tão significativo. A corretora Brascan prevê que a receita líquida da Perdigão atinja 2,258 bilhões de reais neste trimestre, 2,7% superior ao do ano passado. Com uma perspectiva melhor, a Sadia deve obter uma receita líquida de 2,413 bilhões de reais, um aumento de 5,4% comparado a 2008.

Apesar dos números pouco otimistas, a corretora ressalta que o consumo de alimentos no mercado interno brasileiro não será fortemente impactado pela crise. Sendo assim, pode haver um redirecionamento parcial da demanda externa para o mercado interno, impulsionando as vendas dos produtos in natura.

A Brascan reitera a recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) para a Perdigão, com preço-alvo para dezembro de 2009 de 45,50 reais por ação, representando um upside de 40,1%. A recomendação para os papéis da Sadia é de underperform (abaixo do desempenho médio do mercado), com preço-alvo de 3,70 reais para dezembro de 2009, equivalente a um potencial de queda de 19,7%.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett