Negócios

Rubaiyat vende 70% do capital a fundo espanhol

Especializado em carnes, restaurante passa a ser controlado pelo fundo de private equity Mercapital, em uma transação avaliada em 46 milhões de euros

Cozinheiro na churrasqueira do Baby Beef Rubaiyat: fundo espanhol Mercapital compra 70% da rede por 46 milhões de euros (Fernando Moraes / VEJA SP)

Cozinheiro na churrasqueira do Baby Beef Rubaiyat: fundo espanhol Mercapital compra 70% da rede por 46 milhões de euros (Fernando Moraes / VEJA SP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 17h44.

São Paulo - Na noite de sexta-feira, o fundo de private equity espanhol Mercapital anunciou a compra de 70% da grupo de restaurantes Rubaiyat. Com a transação, avaliada em aproximadamente 46 milhões de euros - algo em torno de 114 milhões de reais -, o Mercapital irá direcionar a expansão internacional da rede e "ajudar a completar o processo de transição geracional com a família fundadora do Rubaiyat", conforme afirmou a empresa em comunicado.

A previsão é que outros dez estabelecimentos abram as portas em um prazo de quatro anos. O primeiro deles será em Brasília, ainda no fim deste ano. Rio de Janeiro e Cidade do México também deverão ser contemplados.

Com a venda de fatia majoritária da rede, o fundador do Rubaiyat, Belarmino Fernández Iglesias, deixa o capital da empresa. Seu filho, Belarmino Fernández Filho, e Carlos Iglesias permanecem como acionistas. Belarmino segue na presidência do grupo, sendo responsável pelas operações atuais e por novos negócios.

Criado em 1951, o Rubayat conta hoje com três unidades em São Paulo e uma em Madri. Em parceria com a empresa de agropecuária argentina Cabaña Las Lilás, há um quarto restaurante em operação em Buenos Aires, mas a unidade não entrou no acordo fechado com o Mercapital. 

A operação não deixa de lembrar a venda da Churrascaria Fogo de Chão, ocorrida há dois meses. No fim de maio, a GP Investments se desfez de 100% do negócio, passando o controle da rede ao fundo de private equity Thomas H Lee Partners por um valor de 400 milhões de dólares.

* Atualizado às 17h43

Acompanhe tudo sobre:RestaurantesFusões e AquisiçõesPrivate equity

Mais de Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China