Negócios

Rosneft pode pedir compensação à BP

Empresa russa estuda pedir compensações da petrolífera inglesa depois que um tribunal impediu um acordo entre elas para a exploração de reservas no Ártico

O acordo entre BP e Rosneft voi vetado por um tribunal da suécia (Ben Stansall/AFP)

O acordo entre BP e Rosneft voi vetado por um tribunal da suécia (Ben Stansall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2013 às 13h04.

Moscou - O grupo estatal russo Rosneft pode pedir uma compensação à gigante do petróleo britânica BP, depois que um tribunal internacional sueco impediu a aliança das duas empresas para explorar uma região do Ártico russo rica em combustíveis, afirmou o vice-premier da Rússia, Igor Sechin.

Um tribunal internacional na Suécia proibiu na quinta-feira a aliança da BP com a Rosneft para explorar esta região do Ártico russo.

Questionado sobre a possibilidade da Rosneft exigir compensações à BP, Sechin, também presidente do conselho de administração do grupo público russo, respondeu: "E por quê apenas à BP?".

O acionista russo da empresa conjunta TNK-BP, o consórcio Alfa-Access-Renova (AAR), entrou na justiça por se considerar prejudicado pela operação.

O AAR argumenta que o acordo infringe as cláusulas do pacto de acionistas do TNK-BP, segundo o qual os dois sócios concordaram em executar todos os projetos na Rússia e Ucrânia através da sociedade comum.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústria do petróleoÁsiaEuropaJustiçaRússiaEmpresas inglesasacordos-empresariaisBPJoint-venturesRosneft

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner