Negócios

Rosneft fecha venda de US$6 bi em combustíveis para a BP

Negócio da petroleira russa estabelece a gigante britânica como um de seus maiores compradores, após anos sem nenhum acordo do tipo


	Bomba de gasolina da Rosneft: última transação vem após um acordo de 5,3 bilhões de dólares para a BP comprar petróleo, realizado em outubro
 (Alexander Demianchuk/Reuters)

Bomba de gasolina da Rosneft: última transação vem após um acordo de 5,3 bilhões de dólares para a BP comprar petróleo, realizado em outubro (Alexander Demianchuk/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 15h13.

Moscou - A petroleira russa Rosneft disse que irá vender cerca de 6 bilhões de dólares em produtos refinados à BP, estabelecendo a gigante britânica como um de seus maiores compradores, após anos sem nenhum acordo do tipo.

A última transação vem após um acordo de 5,3 bilhões de dólares para a BP comprar petróleo, realizado em outubro.

Os dois acordos vieram apenas alguns meses após a Rosneft contratar o ex-operador sênior da BP, Marcus Cooper, como chefe de seu próprio braço comercial em Genebra.

A BP tornou-se o segundo maior acionista da Rosneft, atrás apenas do Kremlin, após a Rosneft assumir a operação russa da TNK-BP por 55 bilhões de dólares em março.

Mas a participação acionária da Rosneft demorou para se traduzir em cooperação em projetos de exploração e produção de petróleo, enquanto a Exxon Mobil assinou diversas acordos com a Rosneft para explorar o Ártico russo juntas.

A BP também esteve fora da lista de principais compradores de petróleo e produtos refinados da Rosneft por muitos anos, enquanto rivais como a Shell estão entre os maiores players que recebem as exportações da empresa.

Ao longo do último ano, a Rosneft também vendeu grandes quantidades de petróleo para tradings como a Glencore, a Vitol e a Trafigura, com as empresas somando 11,5 bilhões de dólares em pagamentos antecipados, o que ajudou a Rosneft a aliviar a situação de seu balanço financeiro.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin e Katya Golubkova) REUTERS LS GB

Acompanhe tudo sobre:BPEmpresasEmpresas inglesasIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralRosneft

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades