Negócios

Romi apresenta oferta hostil a empresa americana

Proposta da brasileira representa prêmio 46% maior do que valor da companhia-alvo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

São Paulo - A fabricante de máquinas-ferramenta Romi anunciou, nesta quarta-feira (4/2), que apresentou uma oferta hostil de compra de 100% das ações da companhia americana Hardinge. Segundo o comunicado, a companhia brasileira deve pagar 8,00 dólares por ação da americana.

“Juntos, poderemos criar uma forte e diversificada plataforma global para o negócio de máquinas-ferramenta" disse Livaldo Aguiar dos Santos, diretor presidente da Romi, justificando a oferta. O presidente afirma que a proposta de pagamento em dinheiro dá liquidez imediata à operação, "em valor superior às perspectivas futuras da Hardinge como uma sociedade independente".

De acordo com o executivo, a intenção da Romi é manter uma presença forte em Nova York, onde está localizada a matriz da Hardinge. Há pelo menos dois meses a brasileira tenta negociar com a Hardinge para definir os termos de uma possível compra. Até esta quinta-feira, a empresa norte-americana se recusou a dialogar sobre a transação.

Com a notícia da oferta, as ações da Hardinge na bolsa americana Nasdaq (HDNG) subiram 45%, segundo informações do canal de finanças da rede CNN. Na BM&FBovespa, as ações da Romi (ROMI3) registravam queda de 2,44% às 15h07, sendo negociadas a 14,00 reais.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Ela não tinha creche para filho e agora capta US$ 10 milhões com solução para pais sem tempo

O tarifaço gerou uma demanda inesperada — e de milhões — para este negócio de luxo nos ares

Ele criou 1º aspirador de pó sem saco do mundo e fez fortuna de US$ 15 bi: ‘Diziam que eu era louco’

'O preço do açaí vai subir e vamos perder mercado', diz CEO da Frooty sobre tarifaço de Trump