As ações somam 19,9 da empresa de carvão e a Rio Tinto ofereceu 3,9 bilhões de dólares australianos (Anthony B. Bannister/Rio Tinto)
Da Redação
Publicado em 29 de março de 2011 às 08h19.
Sydney - A mineradora Rio Tinto afirmou nesta terça-feira que prosseguirá com a oferta de 3,9 bilhões de dólares australianos (4 bilhões de dólares) pela Riversdale Mining, mesmo que isso signifique ficar com uma parcela minoritária na empresa de carvão de Moçambique.
A oferta, anunciada em dezembro, era originalmente condicionada a pelo menos 50 por cento de aceitação dos acionistas mas, até agora, a Rio Tinto garantiu apenas 41 por cento de aprovação na terceira maior tentativa de acordo desde a oferta de 40 bilhões de dólares pela Alcan em 2007.
A Rio Tinto está negociando com uma das maiores acionistas da Riversdale, a brasileira CSN, para garantir uma parcela majoritária na companhia. A CSN, que detém 19,9 por cento da empresa de carvão, não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
A indiana Tata Steel é outra acionista da Riversdale.
A Rio Tinto revisou seu plano nesta terça-feira, afirmando que pagará aos acionistas que aceitarem a oferta de 16 dólares australianos por ação e que, se atingir 47 por cento de aprovação até 6 de abril, pagará 16,50 dólares australianos.
Com a oferta declarada incondicional, o que significa que a Rio Tinto não desistirá do negócio, a Riversdale deve ser retirada do índice referencial australiano S&P/ASX 200.