Negócios

Rio Tinto diz ter bons laços com Guiné apesar de processo

Companhia perseguirá vigorosamente a Vale e a BSG Resources para recuperar as perdas com a cassação de seus direitos


	Minério de ferro da Vale: Rio Tinto entrou com um processo contra maior sua rival em minério de ferro
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Minério de ferro da Vale: Rio Tinto entrou com um processo contra maior sua rival em minério de ferro (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2014 às 12h07.

Melbourne - A mineradora Rio Tinto tem um bom relacionamento com o governo da Guiné, disse o presidente do Conselho de Administração da companhia, porém a companhia perseguirá vigorosamente a Vale e a BSG Resources para recuperar as perdas com a cassação de seus direitos à metade da reserva gigante de Simandou.

A Rio Tinto entrou com um processo contra maior sua rival em minério de ferro, a Vale e contra o bilionário israelense Beny Steinmetz e sua BSG Resources (BSGR) em abril sobre a perda dos direitos à metade da concessão de Simandou, na Guiné, um dos depósitos de minério de ferro não explorado mais valiosos do mundo.

"O que quero enfatizar é que não temos um problema com o governo da Guiné de modo algum. Temos um bom relacionamento com o governo", disse o presidente do Conselho da Rio Tinto, Jan du Plessis, para acionistas na assembleia geral da companhia na Austrália nesta quinta-feira.

"Mas em paralelo, acreditamos que algumas das coisas que aconteceram em 2008 foram erradas e temos a intenção de ir atrás de nossos direitos de maneira vigorosa".

A Rio Tinto alega em sua ação que os acusados planejaram um esquema fraudulento para roubar seus direitos à metade norte de Simandou. A BSGR obteve estes direitos depois que o governo os tirou da Rio Tinto em 2008, acusando a companhia de ter levado tempo demais para desenvolver o projeto.

A Rio Tinto está trabalhando para finalizar uma estrutura de investimento para a muito adiada metade sul do projeto Simandou, que agora deve custar 15 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasSiderurgia e metalurgiaValeMineraçãoEmpresas inglesasGuinéMineradorasRio Tinto

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife