Negócios

Rio Tinto considera listagem pública de negócio no Canadá

Foco da empresa está voltado para impulsionar a receita de seus principais ativos de minério de ferro na Austrália

Rio Tinto: um mineiro segura um pedaço de minério de ferro em uma mina localizada na região de Pilbara, na Austrália Ocidental (David Gray/Reuters)

Rio Tinto: um mineiro segura um pedaço de minério de ferro em uma mina localizada na região de Pilbara, na Austrália Ocidental (David Gray/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 14h17.

Última atualização em 9 de agosto de 2018 às 14h18.

Londres - A Rio Tinto, a segunda maior empresa listada de mineração do mundo, está considerando uma listagem pública de sua unidade Iron Ore Company of Canada (IOC), disseram fontes de bancos e do setor, uma vez que o foco da empresa está voltado para impulsionar a receita de seus principais ativos na Austrália.

O minério de ferro, que é responsável pela maior parte do lucro da Rio Tinto e é usado na fabricação de aço, garantiu margens saudáveis por anos, mas a projeção é incerta, já que a China, maior comprador do mundo, deve se apoiar cada vez mais na reciclagem do que na importação da matéria-prima.

Depois de um colapso nos preços da commodity em 2015, a Rio Tinto colocou uma série de ativos no bloco, principalmente de carvão, para diminuir as dívidas. No minério de ferro, o impulso para ele voltar ao foco tem significado uma maior concentração na região australiana de Pilbara, onde os custos da produção são baixos e os graus são mais altos.

A IOC, na qual a mineradora detém 59 por cento, a empresa japonesa Mitsubishi, 26 por cento, e a Labrador Iron Ore Royalty Company, 15 por cento, é uma das maiores produtoras de minério de ferro do Canadá, com uma receita de 1,9 bilhão de dólares em 2017.

A Rio tentou vender a sua participação na IOC em 2012, já que não a considerava um ativo indispensável, mas extinguiu o processo, dizendo que a venda não era essencial.

Reportagem adicional por Barbara Lewis e Yuka Obayashi

Acompanhe tudo sobre:AustráliaMineradorasRio Tinto

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares