Negócios

Ricos serão pressionados a transferir recursos para os pobres na COP26

Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, afirma que os países precisam aumentar as ambições e levar para a COP26 compromissos ampliados

Carlo Pereira, do Pacto Global: a responsabilidade é de todos. As nações precisam levar mais ambição para a COP26 e ampliar seus compromissos (Fellipe Abreu/Divulgação)

Carlo Pereira, do Pacto Global: a responsabilidade é de todos. As nações precisam levar mais ambição para a COP26 e ampliar seus compromissos (Fellipe Abreu/Divulgação)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 29 de outubro de 2021 às 11h18.

Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 12h51.

A problemática das emissões de gases de efeito estufa é decorrente de um processo histórico de industrialização, e não do contexto atual. Dessa forma, a responsabilidade dos países desenvolvidos é maior do que a dos países em desenvolvimento. A expectativa é que na COP26, a Conferência do Clima da ONU, que começa na próxima semana, a questão da transferência de recursos dos países ricos para os pobres, parte fundamental da transição para a economia de baixo carbono, seja resolvida.

Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui:

“As expectativas estão bastante elevadas. Esperamos que se chegue a um acordo sobre o mercado de carbono e sobre a transferência de recursos dos ricos para os pobres”, afirma Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, que visitou a EXAME antes de embarcar para Glasgow, na Escócia, onde acontecerá a conferência. “Mas, a responsabilidade é de todos. As nações precisam levar mais ambição para a COP26 e ampliar seus compromissos.”

Assista a entrevista completa com Carlo Pereira no canal da EXAME:

yt thumbnail

Pereira ressalta que os compromissos feitos no âmbito do Acordo de Paris são insuficientes para garantir a principal meta do acordo, de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2oC. “Com eles, a temperatura deve aumentar em 3oC, o que seria catastrófico”, diz ele. “Nos últimos anos, houve uma ampliação desses compromissos, o que nos coloca mais perto da meta, mas ainda é insuficiente.”

No Acordo de Paris, os países ricos se comprometeram a transferir 100 bilhões de dólares por ano para os países em desenvolvimento. A cifra, no entanto, é considerada baixa. “Há quem fale em 250 bilhões de dólares, mas há quem considere que esse valor é ainda maior”, ressalta Pereira.

COP26: cobertura completa e em tempo real | EXAME

A EXAME estará na Escócia para cobrir a COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) e você pode ter acesso, em primeira mão, a todas as notícias sobre. Inscreva-se, grátis!

Acompanhe tudo sobre:COP26Exame na COP26

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente