Negócios

Resultado trimestral da Ambev é "marginalmente negativo", diz corretora

Aumento de custos nas operações internacionais reduziram margens

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Os resultados da Ambev no terceiro semestre deste ano não foram bons, avalia a corretora Ativa. A cervejaria anunciou pressões de custos nas operações internacionais que prejudicaram o resultado global, classificado como "marginalmente negativo" pela corretora.

“Devido a pressões de custos nas operações internacionais, a margem bruta consolidada caiu 0,8 ponto percentual, em relação ao mesmo período do ano passado. O Ebitda [lucro antes de impostos e amortizações] cresceu 6,4% no trimestre frente ao mesmo trimestre do ano passado e sua margem Ebitda teve queda de 1,2 ponto percentual na mesma base de comparação”, dizem os analistas.

O “destaque negativo” ficou por conta das operações na Argentina e Chile, “que mostraram fortes quedas de margens bruta e Ebitda [lucro antes de impostos e amortizações], apesar dos aumentos significativos de volumes e receitas". No caso do Canadá, "os volumes apresentaram mais um trimestre de baixo crescimento, o que, combinado com as pressões de custos prejudicou bastante o resultado”.

A corretora também vê dificuldades nas operações brasileiras. “Apesar de a AmBev estar conseguindo manter suas margens praticamente estáveis na operação Brasil, o crescimento de volume de cerveja continua bastante prejudicado pelos efeitos do clima e da inflação de alimentos”, afirma. A Ativa classificou a elevação de volume de 1,1% como “inexpressivo”.

O “destaque positivo” da cervejaria ocorreu no lucro líquido: 949 milhões de reais, contra 590 milhões de reais no terceiro trimestre do ano passado, o que representa um aumento de 60,9%. No entanto, o resultado foi influenciado por ganhos com instrumentos derivativos de 301,8 milhões de reais e por uma variação cambial positiva sobre financiamentos de 342,8 milhões de reais.

A corretora prevê melhor um desempenho da AmBev no final do ano. “Acreditamos que a AmBev possa apresentar um melhor resultado no quarto trimestre de 2008, que é sazonalmente mais forte do que o terceiro para a operação do Brasil, com um aumento mais forte de volumes e algum alívio de custos relativos a commodities.”

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Na pandemia, artesão transformou hobby em um negócio de US$6 mi: 'Sinto que estou vivendo um sonho'

OpenAI, do ChatGPT, vale US$ 80 bilhões: o que explica esse número bilionário?

De volta ao passado: como a Turma da Mônica usou a nostalgia dos anos 90 para inovar?

De hábito diário a objeto de desejo: como a Nespresso transformou o café em luxo com suas cápsulas?