Negócios

Resultado da PetroRio traz à tona pequenas petroleiras em meio à crise da Petrobras

Apesar de mudanças no comando da estatal levantar preocupações sobre setor de refino, há boas perspectivas para negócios como a PetroRio, que divulga resultados nesta segunda

Plataforma da PetroRio: empresa atua principalmente adquirindo campos que já estão maduros e costumam não ter muito interesse de grandes petroleiras (PetroRio (PRIO3)/Divulgação)

Plataforma da PetroRio: empresa atua principalmente adquirindo campos que já estão maduros e costumam não ter muito interesse de grandes petroleiras (PetroRio (PRIO3)/Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 1 de março de 2021 às 06h00.

Última atualização em 2 de março de 2021 às 08h29.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

No Brasil, não é só a Petrobras que perfura e retira petróleo de poços em alto mar. Perenco Brasil, Enauta Energia e PetroRio são algumas das pequenas petroleiras que têm plataformas em alto-mar e ajudam a colocar o país entre os 10 maiores produtores de petróleo do mundo.

O Brasil produziu em média 2,9 milhões de barris de óleo por dia, o que coloca o país na 8ª posição de país produtor no mundo, segundo a U.S. Energy Administration.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Os dados mensais mais recentes da Agência Nacional de Petróleo, agência reguladora do setor, colocavam a carioca PetroRio, uma das principais do setor e que deve divulgar os resultados financeiros de 2020 nesta segunda-feira, 1, como a 5ª maior produtora do país. Na verdade, ela só é pequena se comparada com a Petrobras.

No último mês do ano passado, a petroleira extraiu 20,9 mil de barris de óleo equivalente (que soma óleo e gás), enquanto a gigante Petrobras produziu 3,2 milhões em média.

De acordo com o relatório mais recente do banco BTG Pactual, do mesmo grupo que controla a EXAME, a PetroRio tem boas perspectivas pela frente, ao se levar em conta seu histórico de crescimento, suas aquisições, a diminuição de custos e o cenário de exploração e produção de petróleo do Brasil que deve se tornar mais aberto para as empresas.

A empresa atua principalmente adquirindo campos que já estão maduros e costumam não ter muito interesse de grandes petroleiras. 

Esse segmento tende a crescer principalmente com a saída da Petrobras desta área. Com o objetivo de reduzir seu endividamento e focada na exploração de petróleo em águas profundas, a estatal vem se desfazendo de diversas frentes de negócios nos últimos dois anos, como pequenos campos de petróleo.

Apesar de o setor de refino estar sob pressão política devido à troca do presidente da Petrobras Roberto Castello Branco pelo governo federal e pelo descontentamento do presidente Jair Bolsonaro com o aumento nos preços dos combustíveis, o setor de exploração e produção não é tão vulnerável a ingerências do governo.

Analistas ouvidos pela EXAME ainda veem como positivas as perspectivas para novos leilões e para petroleiras pequenas, como a PetroRio.

A empresa, que já se chamou HRT e passou pelas mãos do executivo Nelson Tanure, opera os campos de Frade, Polvo e Martelo na Bacia de Campos, área em alto-mar que é de onde escoa a principal parte do petróleo brasileiro.

Além disso, extrai gás também do campo de Manati, da Bahia. Em todos eles, detém o direito de produzir óleo com outras petroleiras, como a Chevron no campo de Frade e a Petrobras no de Manati.  Nesta segunda-feira, a empresa divulga seus resultados financeiros de 2020.

Ainda de acordo com o relatório do BTG Pactual, a PetroRio deve apresentar uma receita de 1,9 bilhão de dólares, um EBITDA de 1,1 bilhão e um lucro líquido de 206 milhões. Os serão abertos apenas após o fechamento do mercado.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeEXAME-no-InstagramGoverno BolsonaroIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem