Negócios

Repsol e Pemex assinam aliança industrial de 10 anos

As empresas vão cooperar em operações de produção e de refino nas Américas

Os termos do acordo preveem que a Pemex mantenha uma participação superior a 5% e inferior a 10% na Repsol (Philippe Desmazes/AFP)

Os termos do acordo preveem que a Pemex mantenha uma participação superior a 5% e inferior a 10% na Repsol (Philippe Desmazes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2012 às 21h01.

Nova York - As petrolíferas Repsol, da Espanha, e Pemex, do México, assinaram uma aliança industrial estratégica por dez anos, segundo um documento enviado aos reguladores espanhóis.

As empresas vão cooperar em operações de produção e de refino nas Américas. Na Espanha e em Portugal, as duas companhias também vão unir forças, mas apenas em operações de refino.

Os termos do acordo preveem que a Pemex mantenha uma participação superior a 5% e inferior a 10% na Repsol, mas abrem espaço para que a mexicana reduza sua fatia para menos de 5% um ano depois da assinatura do acordo - neste caso, a Repsol poderia dissolver a aliança. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEmpresasEmpresas espanholasEmpresas mexicanasIndústria do petróleoMéxicoPemexRepsol YPF

Mais de Negócios

16 franquias baratas a partir de R$ 300 para fazer renda extra em 2025

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões