Negócios

Renault, Nissan e Mitsubishi criam novo órgão para impulsionar sua aliança

Acordo foi pensado há duas décadas e sua figura principal era o brasileiro Carlos Ghosn, afastado por suspeita de fraude

Renault: montadora já foi presidida por Carlos Ghosn (Gonzalo Fuentes/Reuters)

Renault: montadora já foi presidida por Carlos Ghosn (Gonzalo Fuentes/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de março de 2019 às 06h37.

Tóquio - A Renault, Nissan Motor e Mitsubishi concordaram nesta terça-feira com a criação de um novo conselho de administração das três empresas para gerar um "novo impulso" para a aliança forjada há 20 anos.

O anúncio foi feito pelo presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, em entrevista coletiva ao lado de diretores da Nissan e Mitsubishi, na cidade de Yokohama, no Japão.

"Queremos dar um novo impulso a toda a organização e ser mais eficientes, e simplificar a estrutura", disse Senard, acrescentando que a nova diretoria será presidida por ele e composta pelos principais executivos dos três fabricantes de veículos.

Essa aliança foi criada há duas décadas e sua figura principal era o brasileiro Carlos Ghosn, que chegou a presidir as três companhias, até ser substituído dessas funções por causa da sua prisão, em Tóquio, em novembro do ano passado, acusado de supostas irregularidades financeiras.

O conselho que comandará a aliança das três empresas estará integrado por Senard, que atuará como presidente, assim como pelo CEO do fabricante francês, Thierry Bollore, e pelos presidentes de Nissan Motor e da Mitsubishi, Hiroto Saikawa e Osamu Masuko, respectivamente.

Esse órgão terá a missão de "melhorar e fortalecer a aliança no futuro", além de unir forças e buscar uma "colaboração mais próxima" entre os três fabricantes de veículos, acrescentou Senard.

A Renault tem 43% da Nissan, enquanto esta empresa japonesa tem 15% da Renault. A empresa francesa tem o direito de votar no conselho de administração da empresa japonesa, mas a empresa japonesa não a possui na Renault.

Acompanhe tudo sobre:Carlos GhosnMitsubishiNissanRenault

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise