Negócios

Renault-Nissan e Microsoft se unem por carros conectados

As duas empresas firmaram parceria para desenvolver serviços para carros equipados com a solução de nuvem Microsoft Azure


	Parceria: inovações darão aos veículos acesso a navegação avançada e manutenção preventiva, por exemplo
 (Divulgação/Renault-Nissan)

Parceria: inovações darão aos veículos acesso a navegação avançada e manutenção preventiva, por exemplo (Divulgação/Renault-Nissan)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 27 de setembro de 2016 às 06h00.

São Paulo - A Aliança <a href="https://exame.com.br/topicos/renault"><strong>Renault</strong></a>-<a href="https://exame.com.br/topicos/nissan"><strong>Nissan</strong></a> e a <a href="https://exame.com.br/topicos/microsoft"><strong>Microsoft</strong></a> se uniram para trabalhar em tecnologias de direção conectada. </p>

Juntas, as duas empresas vão desenvolver serviços para carros equipados com a solução de nuvem Microsoft Azure.

As inovações darão aos veículos acesso a navegação avançada, manutenção preventiva e monitoramento remoto de alguns equipamentos, por exemplo.

Também vão permitir que o motorista faça o pagamento de pedágios e estacionamentos de dentro carro, com apenas um toque.

A Nissan-Renault quer lançar mais de 10 veículos com recursos de condução autônoma até 2020 e a associação com a Microsoft deve contribuir para o avanço desse plano.

"Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias fundamentais para criar os cenários que nossos consumidores querem e construir modelos 100% novos que eles ainda nem imaginaram", disse em nota Ogi Redzic, vice-presidente da aliança para veículos conectados e serviços de mobilidade.

Nessa mesma linha, as duas montadoras anunciaram na semana passada que vão comprar a produtora de software Sylpheo. 

O negócio visa a criação de novos serviços como aplicativos de transporte urbano, além de tecnologias para a próxima geração de carros conectados das marcas. 

Acompanhe tudo sobre:AppsAutoindústriaCarrosComputação em nuvemEmpresasEmpresas americanasEmpresas francesasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaMicrosoftMontadorasNissanRenaultTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Negócios

Guga e Rafael Kuerten apostam em energia e imóveis nos 30 anos do Grupo GK

Eles acharam uma solução simples para eliminar as taxas na hora da compra

Quem são os bilionários mais amados (e odiados) dos EUA?

Esta empresa já movimentou R$ 100 milhões ao financiar condomínios em crise