Negócios

Renault, Nissan e Daimler se unem em carros compactos e motores

BRUXELAS e TÓQUIO - A montadora francesa Renault, sua parceira japonesa Nissan e a alemã Daimler anunciaram nesta quarta-feira uma parceria que prevê o desenvolvimento conjunto de carros, em um negócio para ganhar escala e reduzir custos. A Daimler vai contar com uma participação de 3,1 por cento na Renault e na Nissan, enquanto ambas contarão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

BRUXELAS e TÓQUIO - A montadora francesa Renault, sua parceira japonesa Nissan e a alemã Daimler anunciaram nesta quarta-feira uma parceria que prevê o desenvolvimento conjunto de carros, em um negócio para ganhar escala e reduzir custos.

A Daimler vai contar com uma participação de 3,1 por cento na Renault e na Nissan, enquanto ambas contarão com 1,55 por cento da montadora alemã.

Já a participação da Nissan na Renault cairá de 44,3 para 43,4 por cento. O governo francês, que demonstrou apoio à parceria, disse que o país compraria 0,55 por cento da Renault para manter sua participação em 15,01 por cento.

A Renault e a Daimler vinham discutindo planos de cooperação enquanto montadoras em todo o mundo buscam se tornar mais competitivas por meio do compartilhamento dos custos de investimentos em tecnologia e do ganho de escala.

"Nossas habilidades se complementam muito bem", disse o presidente da Daimler, Dieter Zetsche, em comunicado. "No momento, estamos fortalecendo nossa competitividade no segmento de carros pequenos e compactos e reduzindo nossas emissões de carbono."

A Daimler deve se beneficiar da expertise da Renault na fabricação de carros pequenos, como o Clio, enquanto a Renault e a Nissan poderão lançar mão da experiência da Daimler em motores.

As três montadoras afirmaram que planejam trabalhar juntas em carros elétricos, veículos de passeio e veículos comerciais leves, além de desenvolver e compartilhar motores diesel e gasolina.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas francesasEmpresas japonesasMontadorasNegociaçõesNissanRenault

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação