Negócios

Renault-Nissan assume controle da Lada

Aliança pretende renovar a linha de modelos da lendária marca russa

Conglomerado franco-japonês pretende investir aproximadamente 750 milhões de dólares no acordo (Getty Images/Sean Gallup)

Conglomerado franco-japonês pretende investir aproximadamente 750 milhões de dólares no acordo (Getty Images/Sean Gallup)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 14h22.

São Paulo - A aliança Renault-Nissan e a Russian Technologies criaram uma joint-venture que concederá 74,5% do controle do grupo AvtoVAZ, responsável pela marca Lada.

O conglomerado franco-japonês pretende investir aproximadamente 750 milhões de dólares no acordo, assumindo 67% da joint-venture até a metade de 2014, quando o acordo será totalmente concluído.

A Lada passa por um momento promissor em seu país natal. No mês passado, o primeiro ministro russo Vladimir Putin inaugurou um novo complexo no valor de 525 milhões de dólares, situado na fábrica da AvtoVAZ em Togliatti. Com esta nova ala, a capacidade produtiva da planta subiu em 350 mil veículos por ano, elevando a produção anual para quase 1 milhão de unidades.

Em comunicado oficial, a aliança Renault-Nissan ressaltou que pretende atualizar toda a linha de modelos Lada, mas não revelou quando será iniciado o processo de renovação. O primeiro modelo a chegar no mercado será o Lada Largus, uma versão russa da perua derivada do Dacia Logan, marca romena controlada pela Renault. Seu lançamento está previsto para acontecer em julho.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaEmpresasEmpresas francesasEmpresas japonesasIndústriaMontadorasNissanRenault

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades