Negócios

Renault e VW lideram vendas na Europa com recuperação

Vendas mensais de carros na Europa em dezembro foram para seu melhor desempenho em quatro anos na base de comparação anual


	Carros: emplacamentos na União Europeia e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram 13 por cento para 948.090 veículos, a quarta alta mensal consecutivo
 (Getty Imagens)

Carros: emplacamentos na União Europeia e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram 13 por cento para 948.090 veículos, a quarta alta mensal consecutivo (Getty Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 08h55.

Berlim - A Renault, a Volkswagen e a Ford impulsionaram as vendas mensais de carros na Europa em dezembro para seu melhor desempenho em quatro anos na base de comparação anual, segundo dados do setor divulgados nesta quinta-feira, à medida que a recuperação do setor se espalha para os mercados do Mediterrâneo.

Os emplacamentos na União Europeia e na Associação Europeia de Livre Comércio subiram 13 por cento para 948.090 veículos, a quarta alta mensal consecutivo, disse a Associação Europeia de Montadoras (Acea, na sigla em inglês).

"O processo de recuperação na Europa está aparentemente se firmando", disse Matthias Wissmann, chefe da alemã VDA, lobby da indústria automotiva. "As pessoas estão ganhando confiança novamente sobre a força das economias." As vendas da Renault subiram 29 por cento, impulsionadas por um salto de 48 por cento em sua marca de baixo custo Dacia. A alemã VW, maior montadora da Europa em volume, teve aumento de 22 por cento, com o crescimento de dois dígitos se estendendo da principal marca de luxo Audi até as unidades Skoda e Seat.

Os emplacamentos da Ford subiram 19,5 por cento e a Toyota, campeã em vendas no mundo, divulgou um crescimento de 10,8 por cento.

Para 2014, a maioria dos executivos e analistas da indústria esperam um retorno a um crescimento baixo de um dígito na Europa, enquanto alertam que mais prejuízos podem ocorrer conforme os preços continuam sob pressão devido a um problema crônico de excesso de capacidade.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas alemãsEmpresas francesasEuropaMontadorasRenaultVeículosVolkswagen

Mais de Negócios

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras