Negócios

Renault corta previsão para mercado global por terremoto japonês

Em janeiro, a montadora havia previsto que a indústria mundial cresceria mais de 4%. Agora, a empresa espera crescer entre 3% até 4%

O terremoto seguido por tsunami devastou fornecedores japoneses de autopeças, repercutindo em montadoras pelo mundo (Lionel Bonaventur/AFP)

O terremoto seguido por tsunami devastou fornecedores japoneses de autopeças, repercutindo em montadoras pelo mundo (Lionel Bonaventur/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 08h44.

Paris - A Renault reduziu sua previsão de crescimento no mercado mundial de automóveis este ano depois dos problemas causados pelo terremoto de março no Japão e informou que a Europa terá um desempenho menor que o do restante do mundo.

A Renault, que tem como parceira a Nissan Motos, previu nesta segunda-feira que as vendas em volume do mercado global de veículos vão crescer de 3 a 4 por cento em 2011. A Europa, enquanto isso, é vista pelo grupo como apresentando vendas com crescimento nulo a queda de 2 por cento.

Em janeiro, a Renault havia previsto que a indústria mundial cresceria mais de 4 por cento, antes que o terremoto seguido por tsunami devastasse fornecedores japoneses de autopeças, repercutindo em montadoras pelo mundo.

"O mercado mundial cresceu a uma taxa de 5,4 por cento nos primeiros seis meses, mas no começo de 2011 estávamos vendo um ritmo de 8 por cento... este nível não será alcançado por causa do impacto da tsunami na nossa indústria", disse o diretor comercial Jerome Stoll.

A Renault informou que a participação de veículos do grupo vendidos fora da Europa subiu 6 pontos percentuais, para 40 por cento, apoiada por Brasil e Rússia. As vendas do grupo fora da Europa subiram em 20,4 por cento, para 542.411 unidades no primeiro semestre.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasIndústrias em geralPaíses ricosÁsiaDesastres naturaisTerremotosAutoindústriaJapãoEmpresas francesasRenaultIndústria

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam