Negócios

Regulador da UE deve multar J&J e Novartis no mês que vem

Companhias deverão ser punidas por bloquear a venda de um remédio analgésico no mercado holandês


	Sede da Novartis em Basileia: punição contra as companhias destaca a determinação da União Europeia de terminar com a prática
 (Arnd Wiegmann/Reuters)

Sede da Novartis em Basileia: punição contra as companhias destaca a determinação da União Europeia de terminar com a prática (Arnd Wiegmann/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2013 às 15h32.

Bruxelas - Reguladores antitruste da União Europeia devem multar a Johnson & Johnson e a Novartis no mês que vem por bloquear a venda de um remédio analgésico no mercado holandês, disseram duas fontes próximas ao assunto nesta sexta-feira.

A punição, segunda contra negócios deste tipo depois de multas contra a Lundbeck e oito outras em junho, destaca a determinação da União Europeia de terminar com a prática, comum na indústria farmacêutica.

Em acordos como este, uma empresa paga para fabricantes de genéricos não rivalizarem com versões de seus medicamentos. Reguladores antitrustes dos dois lados do Atlântico no último ano têm criticado a prática por inflar custos dos consumidores e elevar as despesas públicas com saúde.

"A Comissão Europeia deve tomar uma decisão no mês que vem", disse uma das fontes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasJohnson & JohnsonIndústria farmacêuticaEmpresas suíçasRemédiosNovartisRegulamentação

Mais de Negócios

Ela não tinha creche para filho e agora capta US$ 10 milhões com solução para pais sem tempo

O tarifaço gerou uma demanda inesperada — e de milhões — para este negócio de luxo nos ares

Ele criou 1º aspirador de pó sem saco do mundo e fez fortuna de US$ 15 bi: ‘Diziam que eu era louco’

'O preço do açaí vai subir e vamos perder mercado', diz CEO da Frooty sobre tarifaço de Trump