Negócios

Refap encerra 2009 com o maior lucro de sua história

Empresa é a premiada do setor de química e petroquímica de Melhores e Maiores

Refap: a empresa registrou lucro de 727 milhões de dólares

Refap: a empresa registrou lucro de 727 milhões de dólares

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 17h33.

São Paulo - A empresa sofreu com o preço alto do petróleo em 2008 e registrou prejuízo recorde de 1,1 bilhão de dólares. Mas, em 2009, conseguiu reverter a situação e apresentar outro recorde para a companhia - um lucro de 727 milhões de dólares.

Em 2009, o preço do petróleo caiu em relação a 2008, o real se valorizou e a demanda cresceu. Além disso, a Refap conseguiu operar com 90% de sua capacidade instalada, o maior índice desde a ampliação da refinaria, em 2006 - e reverter a situação de 2008. A companhia fechou o ano com rentabilidade sobre o patrimônio de 87% - a taxa mais alta de seu setor. Por isso, a empresa foi a premiada do setor de química e petroquímica de Melhores e Maiores.

A Refinaria Alberto Pasqualini foi inaugurada no dia 16 de setembro de 1968. Em 2001, a Refap deixou de ser uma unidade de negócio para se tornar uma empresa integrante do sistema Petrobras. Nesta ocasião, foi constituída a Alberto Pasqualini - Refap, que tem a Downstream Participações (subsidiária da estatal brasileira) e a Repsol YPF do Brasil (do grupo espanhol Repsol) formando sua nova composição acionária.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoMelhores e MaioresPetrobrasPetróleoQuímica e petroquímicaRefap

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades