Negócios

Receita por passageiro da GOL cresce 19% em março

Resultado foi impulsionado pelo aumento na taxa de ocupação de 9,0 pontos percentuais, que atingiu 73,7%


	Passageira anda pelo guichê de check-on da Gol, no Aeroporto de Santos Dumont: no acumulado do primeiro trimestre deste ano, o Prask cresceu 18% na comparação anual
 (Bruno Domingos/Reuters)

Passageira anda pelo guichê de check-on da Gol, no Aeroporto de Santos Dumont: no acumulado do primeiro trimestre deste ano, o Prask cresceu 18% na comparação anual (Bruno Domingos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 10h28.

São Paulo - A companhia aérea GOL informa que a receita de passageiro por assento-quilômetro (Prask) líquida cresceu 19% em março deste ano sobre igual período de 2013. O resultado, diz a companhia, foi impulsionado pelo aumento na taxa de ocupação de 9,0 pontos percentuais, que atingiu 73,7%, com yield (indicador de tarifa) apresentando alta de 4% frente a março de 2013.

No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o Prask cresceu 18% na comparação anual, com aumento do yield de 4%. Segundo a GOL, o novo patamar de taxa de ocupação alcançado pela companhia nos últimos meses possibilitou esse crescimento, que atingiu no sistema total do trimestre 76,1%, avanço de 8,9 pontos porcentuais.

Tanto em março quanto no primeiro trimestre, o preço médio do combustível apresentou alta de aproximadamente 10% frente aos mesmos períodos do ano passado. No mês passado a companhia também reduziu sua oferta no mercado doméstico em 5,7%, com uma alta de 7,4% na demanda. Com isso, a taxa de ocupação média atingiu 74,4%, aumento de 9,1 pontos percentuais frente ao mesmo mês de 2013.

Já no primeiro trimestre de 2014 houve aumento de 1,6% da oferta no mercado doméstico, com crescimento de 14,7% na demanda e de 8,7 pontos percentuais na taxa de ocupação, que atingiu 76,8%.

No mercado internacional, a oferta cresceu 2,7% em março, enquanto a demanda teve alta de 17,5%, levando a um aumento de 8,6 pontos percentuais na taxa de ocupação ante o mesmo mês de 2013, para 68,6%. No acumulado do primeiro trimestre, houve avanço de 1,5% da oferta, com crescimento de 18,4% na demanda e 10,2 pontos percentuais na taxa de ocupação, para 71,4%, na comparação ao mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAviõescompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteTransportesVeículos

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem