Negócios

Receita do Twitter fica abaixo do esperado com publicidade mais fraca

A rede social previa que o crescimento da receita no terceiro trimestre ficaria abaixo dos dois primeiros trimestres

Twitter: analistas esperavam lucro líquido de 161,5 milhões de dólares (Andrew Burton/Getty Images)

Twitter: analistas esperavam lucro líquido de 161,5 milhões de dólares (Andrew Burton/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 24 de outubro de 2019 às 09h29.

Última atualização em 24 de outubro de 2019 às 09h30.

São Francisco — O Twitter divulgou nesta quinta-feira (24), receita e lucro abaixo do esperado no terceiro trimestre, atribuídos pela empresa a problemas de publicidade, incluindo bugs de produtos e demanda excepcionalmente baixa durante o verão.

A receita do Twitter aumentou 9% em relação ao ano anterior, para 824 milhões de dólares, frustrando expectativas de Wall Street de 874 milhões de dólares, conforme dados do IBES da Refinitiv. A receita total de publicidade foi de 702 milhões de dólares, um aumento de 8% ano a ano.

O lucro líquido do terceiro trimestre foi de 37 milhões de dólares, ou 0,05 dólar por ação. No mesmo período do ano passado, a empresa reportou lucro líquido de 789 milhões de dólares ou 106 milhões de dólares quando ajustado para excluir determinados itens.

Os analistas esperavam lucro líquido de 161,5 milhões de dólares.

O Twitter previa que o crescimento da receita no terceiro trimestre ficaria abaixo dos dois primeiros trimestres, em parte devido ao término de alguns formatos de anúncio mais antigos. Mas também encontrou problemas inesperados, como erros que afetaram sua capacidade de segmentar anúncios e compartilhar dados com anunciantes parceiros e menos grandes eventos em comparação com o verão anterior.

Para o quarto trimestre, o Twitter espera uma receita total entre 940 milhões e 1,01 bilhão de dólares. Wall Street espera, em média, 1,06 bilhão de dólares.

No entanto, a plataforma de mídia social registrou um aumento nos usuários diários que veem anúncios no site, superando as estimativas dos analistas.

O Twitter parou de divulgar sua contagem mensal de usuários ativos, reportando como alternativa o mDAU, uma métrica criada para medir usuários expostos diariamente à publicidade no site ou aplicativos do Twitter que são capazes de exibir anúncios.

O presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, disse que o crescimento do uso ativo diário monetizável (mDAU) foi impulsionado por melhorias no produto, incluindo a facilidade de navegação no site e a identificação proativa de conteúdo abusivo para remoção.

O mDAU médio da empresa atingiu 145 milhões, superando as expectativas dos analistas de 141 milhões, de acordo com dados do IBES da Refinitiv. Essa métrica alternativa aumentou 17% ano a ano.

As despesas operacionais totais, incluindo o custo da receita, aumentaram 17% ano a ano, para 780 milhões de dólares, em parte devido aos planos de contratar mais funcionários.

A empresa espera que o lucro operacional do quarto trimestre fique entre 130 milhões e 170 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Redes sociaisTwitter

Mais de Negócios

Funcionários da PepsiCo Brasil fazem greve por fim da escala 6x1

Na Black Friday da Casas Bahia, celulares lideram buscas — e tem até por R$ 269

Como a Avell deu a volta por cima e teve o 'melhor ano de sua história'

A moda no fim de ano é "se mimar". E a Amazon está de olho nisto