Negócios

RBS tem queda no lucro a 888 mi de libras, mas pagará dividendo

É a primeira vez que a empresa deve fazer isso desde que foi apoiada por um fundo com dinheiro do contribuinte britânico

RBS: resultado semestral foi afetado por 801 milhões de custo com um acordo com o Departamento de Justiça nos EUA (Peter Nicholls/Reuters)

RBS: resultado semestral foi afetado por 801 milhões de custo com um acordo com o Departamento de Justiça nos EUA (Peter Nicholls/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 10h01.

Última atualização em 3 de agosto de 2018 às 10h03.

Londres - O Royal Bank of Scotland informou nesta sexta-feira que registrou lucro líquido de 888 milhões de libras no primeiro semestre, uma queda de 5,4% na comparação anual. O lucro operacional antes de impostos ficou 1,83 bilhão de libras (US$ 2,38 bilhões), inferior ao de 1,95 bilhão de libras do primeiro semestre de 2017. Por outro lado, o RBS anunciou que pagará seu primeiro dividendo em dez anos.

Controlado majoritariamente pelo governo do Reino Unido, o banco anunciou que pretende pagar 2,0 pence por ação como dividendo. É a primeira vez que a empresa deve fazer isso desde que em 2008 foi apoiada por um fundo com dinheiro do contribuinte britânico.

Neste primeiro semestre, o resultado foi afetado por 801 milhões de custo com um acordo com o Departamento de Justiça nos EUA por causa da venda de títulos lastreados em hipoteca que foram o estopim da crise financeira de 2008. O RBS disse que o momento de pagamento do dividendo dependerá da finalização do acordo com os EUA. Após o balanço, a ação do banco subia 2,84% na Bolsa de Londres, às 4h32 (de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:BalançosBanco RBSBancosLucro

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades