São Paulo – Nem só de crise viveu o ano de 2013. Alguns empresários conseguiram realizar grandes vendas e aquisições. Outros foram reconhecidos por seu talento e subiram a altos cargos nas grandes empresas. E outros levaram a fortuna pessoal às alturas. Veja, a seguir, quem foram os empresários que roubaram a cena em 2013:
3/21(Steve Fecht/General Motors/Divulgação via Reuters)
Pela primeira vez na história, uma mulher ocupará a presidência global da GM. A executiva Mary Barra substituirá o atual presidente global, Dan Akerson, que se aposentará no próximo ano. Ela já era considerada pela revista Forbes uma das mulheres mais poderosas do mundo.
O homem conhecido como o “oráculo de Omaha” no mundo financeiro é também a pessoa que mais ganhou dinheiro em 2013: 12,7 bilhões de dólares. Warren Buffett é agora o segundo mais rico do mundo, atrás apenas de Bill Gates. Entre seus negócios gigantescos deste ano está a compra de 40 milhões de ações da Exxon Mobil, a um preço total de 3,7 bilhões de dólares.
Um dos fundadores da empreiteira OAS, Carlos Suarez fez negócios multimilionários nos últimos sete anos, e acumulou lucro de 1300%. Um deles foi a compra de 45% da Controlar. O próximo, a possível venda de sua participação numa empresa da Petrobras, pode ser o melhor deles.
A Lloyds, seguradora comercial inglesa de 325 anos de história, anunciou nesta segunda-feira, pela primeira vez, uma mulher para o cargo de chefia. A partir de janeiro, a veterana Inga Beale, de 50 anos, será a nova presidente-executiva da seguradora, substituindo Richard Ward, que há oito anos atuou na posição e em julho deixou o posto.
Os três sócios e fundadores da WEG, uma das maiores fabricantes de motores do mundo, entrarão em 2014 para a lista dos bilionários da revista Forbes. Os brasileiros Eggon João da Silva (esq.), Werner Ricardo Voigt (centro) e Lilian Werninghaus (viúva de Geraldo Werninghaus, que está à direita na foto) têm uma fortuna avaliada em 1,4 bilhão de dólares cada um.
O incansável megainvestidor húngaro George Soros, de 83 anos, não parou por um minuto neste ano. Ele foi contra o mercado diversas vezes e funcionou. O 23º homem mais rico do mundo apostou contra o S&P 500, que crescia 17%. Antes disso, já havia comprado uma parte considerável da Herbalife e anunciado que investiria 500 milhões de reais no Brasil.
Em 2013, os donos da Koch Industries, Charles e David Koch, anunciaram uma série de grandes aquisições, sendo três delas de valor bilionário. No total, foram movimentados 11 bilhões de dólares. Eles estão entre as dez pessoas mais ricas do mundo e a Koch Industries é a segunda maior empresa dos Estados Unidos.
Bris Rocher, de 34 anos, é herdeiro da marca de cosméticos Yves Rocher – a segunda maior da França, que perde somente para a L’Oréal – e desde que assumiu o comando da companhia, há quatro anos, ele recomprou de 19,3% das ações da companhia que estavam nas mãos da farmacêutica Sanofi. Com isso, sua família entrou para a lista os bilionários da Forbes deste ano.
O bilionário Carl Ichan, conhecido por ser um “investidor ativista” que arranjou briga com gigantes como a Yahoo!, a Marvel e a Texaco, aumentou sua participação naApple em 22%. O investidor disse que pretende continuar aumentando este número.
Tory Burch é designer e fundou sua empresa, a Tory Burch, na cozinha de sua casa. Seus modelos caíram rapidamente no gosto das americanas, e hoje seu grupo vale 3,5 bilhões de dólares. Este ano, ela entrou para a seleta lista dos bilionários da Forbes.
21. Veja, agora, 15 grandes tombos de 2013.zoom_out_map
Desmonte de usinas hidrelétricas após o fim da vida útil pode trazer benefícios permanentes para o meio ambiente, mas pode ter impactos negativos no curto prazo.
O jornalista foi o último brasileiro a entrevistar o piloto, homenageado pela Heineken no espaço da marca no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deste ano