Negócios

Quem é Germanwings, protagonista do acidente aéreo de hoje

Companhia pertence ao grupo alemão Lufthansa e tem frota de cerca de 70 aeronaves


	Um Airbus 320 da subsidiária de baixo custo da Luftahnsa, Germanwings, no aeroporto de Berlim
 (Stephanie Pilick/AFP)

Um Airbus 320 da subsidiária de baixo custo da Luftahnsa, Germanwings, no aeroporto de Berlim (Stephanie Pilick/AFP)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 24 de março de 2015 às 10h47.

São Paulo - Um avião da Germanwings caiu nesta terça-feira com 150 pessoas a bordo no sul da França. A companhia pertence ao grupo alemão Lufthansa e opera voos por todo o continente europeu.

Fundada em 2002 pela Eurowings, que tem como única acionista a Lufthansa, a Germanwings nasceu com o objetivo de ser uma empresa aérea de baixo custo.

A companhia possui frota de cerca de 70 aeronaves, sendo a maioria dos modelos da francesa Airbus, e voa para mais de 100 destinos de curta e média distância.

Com sede em Colônia, a Germanwings possui outras sete bases na Alemanha: Berlim, Dortmund, Düsseldorf, Hamburgo, Hanôver e Estugarda.    

Desde 2012, todas as rotas domésticas e europeias da Lufthansa passaram a ser operadas pela Germanwings. A decisão fez com que a frota da companhia mais que dobrasse nos últimos três anos.

A Lufthansa transferiu boa parte de seus aviões de voos regionais para a Germanwings no período.   

Há quase três anos também, a empresa vem passando por um processo de restruturação de gestão e imagem, que visa tornar a marca líder em vendas em toda a Europa no segmento de baixo custo.

Em janeiro, a Lufthansa anunciou que as marcas Eurowings e Germanwings começariam a operar em conjunto a partir de 2015. Além das rotas europeias, as companhias vão passar a voar em parceria com a SunExpress para destinos de longa distância até o final do ano.

Acidente

O avião que caiu nesta terça-feira era um Airbus A320-211, a companhia possui outros seis do mesmo modelo. A aeronave operava o voo 4U 9525 de Barcelona, na Espanha, para Düsseldorf, na Alemanha, quando caiu na região dos Alpes Franceses.

Dos 150 a bordo, 144 eram passageiros e os demais tripulantes. Segundo o secretário de transportes da França, destroços do Airbus 320 e alguns corpos já foram encontrados.   

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviaçãoAviõescompanhias-aereasEmpresasEmpresas alemãsLufthansaTransportesVeículos

Mais de Negócios

Maria Isabel Antonini assume como CEO do G4 Educação no lugar de Tallis Gomes

Elon Musk ou Steve Jobs? Responda perguntas e veja qual seu estilo de inovação

De vencedora a vencida: o que a queda da Blockbuster para Netflix revela sobre liderança e inovação

Ele transformou a empresa num "grande laboratório de testes". Hoje, faz R$ 217 milhões e mira o IPO