Negócios

Queda em vendas da GoPro expulsa CEO da lista de bilionários

Depois da divulgação de resultado, o valor de mercado da fabricante de câmeras portáteis caiu para menos de 2 bilhões de dólares


	Nick Woodman, fundador da GoPro: a queda derrubou o CEO da empresa do ranking de bilionários
 (Getty Images)

Nick Woodman, fundador da GoPro: a queda derrubou o CEO da empresa do ranking de bilionários (Getty Images)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 14 de janeiro de 2016 às 14h07.

São Paulo - Com a divulgação de vendas fracas e resultados abaixo do esperado, o fundador da GoPro, Nick Woodman, perdeu o título de bilionário.

Um dia após a divulgação de resultados, as ações caíram quase 25%. A queda derrubou o ex-surfista, criador e CEO da empresa do ranking de bilionários.

Segundo a Forbes, os seus ativos hoje valem cerca de 995 milhões de dólares. De acordo com o veículo, o seu ápice foi em setembro de 2014, três meses depois do IPO da GoPro - ele possuía 3,3 bilhões de dólares.

Depois da divulgação de resultado, o valor de mercado da fabricante de câmeras portáteis caiu para menos de 2 bilhões de dólares. No IPO, em junho de 2014, ela foi avaliada em 3,9 bilhões de dólares.

As receitas deverão atingir 1,6 bilhão de dólares em 2015. A companhia foi prejudicada pelas vendas fracas no natal de sua câmera Hero4 Session, aposta da empresa para o final de ano. Nem a tentativa de reduzir o preço de 400 dólares para 199 dólares ajudou a impulsionar o negócio.

As câmeras encalhadas podem gerar ainda mais prejuízos para a GoPro. Em sua divulgação de resultados preliminares, ela afirmou que pode ter 35 milhões em despesas por excesso de estoque e de ferramentas obsoletas para fabricar as câmeras.

A empresa disse ainda que irá cortar 7% de seus postos de trabalho, o que representa cerca de 105 demissões. Nos últimos dois anos, o número de funcionários cresceu mais de 50%, chegando a 1.500 em 2015, refletindo o bom momento de então da empresa.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicagestao-de-negociosResultadoFotografiaVendasPresidentes de empresaCâmeras digitais

Mais de Negócios

Como uma multinacional americana sobreviveu 175 anos apostando em uma regra simples de finanças

Parque temático reproduz vila erguida pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, em 1875

Plataforma amplia serviços com foco nos empreendedores de pequeno porte, responsáveis por 30% do PIB

Esse gestor desafia conselho de Warren Buffett sobre estratégia de investimentos