APPLE: Assistir a uma apresentação do novo iPhone não é mais olhar para o futuro, mas para o presente / Kevork Djansezian/Getty Images
Da Redação
Publicado em 31 de agosto de 2016 às 12h08.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h02.
A Comissão Europeia ordenou nesta terça-feira 30 que a empresa de tecnologia Apple devolva 13 bilhões de euros — mais os juros — em impostos à Irlanda. Investigando o caso há três anos, o comitê que regula competição em território europeu considerou ilegal um acordo feito entre a Apple e o governo irlandês entre 2003 e 2014, que permitiu que a companhia americana sonegasse bilhões de dólares. A Apple, que possui uma fábrica na Irlanda há 30 anos, pagava uma taxa diferenciada de até 1%, enquanto os impostos corporativos no país giravam em torno de 12,5% — as taxas alfandegárias podem passar de 30% em alguns lugares do continente.
Em nota, o presidente da Apple, Tim Cook, disse que a retaliação da UE pode prejudicar a criação de empregos e os investimentos da empresa na Europa, onde a Apple faturou 50,3 bilhões de dólares ao longo de 2015. Mas quanto essa multa de fato representa para a Apple? Os 14,5 bilhões farão alguma falta no caixa da empresa? Abaixo, veja uma comparação entre a multa e os lucros da Apple e de outras gigantes da tecnologia, além dos valores pagos em multas na Europa por outras empresas.