Qualicorp: a base de clientes da companhia subiu na medição sequencial pela primeira vez após nove trimestre seguidos de queda (BrianAJackson/Thinkstock)
Reuters
Publicado em 7 de novembro de 2017 às 21h47.
São Paulo - A administradora de planos de saúde coletivos Qualicorp anunciou nesta terça-feira que teve lucro líquido de 113,3 milhões de reais no terceiro trimestre, um salto de 52,6 por cento ante mesma etapa do ano passado.
O resultado operacional da companhia medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) somou 246,7 milhões de reais, aumento de 33,8 por cento sobre um ano antes. Na base ajustada, o Ebitda subiu 27,5 por cento, para 265,1 milhões de reais.
A última linha do resultado foi favorecida pela alta anual de 5 por cento da receita líquida, a 547,7 milhões de reais. A base de clientes da companhia subiu na medição sequencial pela primeira vez após nove trimestre seguidos de queda, chegando a 4,64 milhões de beneficiários no fim de setembro.
A carteira de beneficiários de afinidades, principal fonte de receitas do grupo, voltou a cair, refletindo aumento dos preços dos planos, mas essa queda foi compensada em parte pelo aumento da base de clientes de planos corporativos.
O lucro também teve ajuda das despesas operacionais, que caíram 6,6 por cento, a 356,6 milhões de reais, refletindo sobretudo menores gastos com pessoal, incluindo demissão de funcionários. Em outra frente, as despesas comerciais também caíram, em 16,9 por cento.
No fim de setembro, a dívida líquida da Qualicorp somava 79,9 milhões de reais, uma queda de 81,8 por cento ante o final de 2016.