Negócios

Qualicorp eleva em 24% lucro do 2º tri, para R$88,6 milhões

Desempenho medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 214,4 mi de reais

Qualicorp: empresa também apurou uma receita líquida trimestral de 482,8 milhões de reais (Thinkstock/Thinkstock)

Qualicorp: empresa também apurou uma receita líquida trimestral de 482,8 milhões de reais (Thinkstock/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 19h10.

São Paulo - A Qualicorp teve lucro líquido consolidado de 88,6 milhões de reais no segundo trimestre, superando em 24 por cento o resultado apurado um ano atrás, quando houve o distrato da venda da carteira Potencial, informou a administradora de planos de saúde coletivos em balanço divulgado nesta terça-feira.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 214,4 milhões de reais entre abril e junho, queda de 9,7 por cento na comparação anual, devido ao aumento de gastos com pessoal e despesas operacionais ligadas ao processo de reajuste, visando maior retenção de clientes. A margem Ebitda ajustada caiu a 44,4 por cento no segundo trimestre, de 48,7 por cento um ano atrás.

Ao fim de junho, a Qualicorp contava com um total de 2,6 milhões de beneficiários, queda de quase 41 por cento ano a ano e de 13,8 por cento sobre o primeiro trimestre deste ano, após encerramento de contratos corporativos que não eram rentáveis para companhia.

A empresa também apurou uma receita líquida trimestral de 482,8 milhões de reais, queda de 1 por cento sobre o mesmo período de 2017, elevando o faturamento total acumulado no primeiro semestre a 962 milhões de reais.

Já as despesas operacionais consolidadas entre abril e junho subiram 4,4 por cento sobre um ano antes, para 335,8 milhões de reais, refletindo o incremento de gastos com pessoal, incluindo remuneração variável e bônus para executivos.

O resultado financeiro consolidado veio negativo em 7,2 milhões de reais, marcando uma piora em relação aos 3,7 milhões de reais negativos observados no segundo trimestre de 2017, devido em parte à desaceleração nas receitas com rendimentos em aplicações financeira, juros e multas.

Em outubro de 2017, a Qualicorp assinou termo de ajuste de conduta junto à Agência Nacional de Saúde (ANS), no qual se comprometeu a reduzir a multa cobrada em casos de atraso no pagamento de 10 para 2 por cento.

Ainda conforme o balanço, a companhia acumulava dívida líquida de 241,3 milhões de reais em junho, 79 por cento superior ao montante devido em igual mês do ano passado. Com isso, a alavancagem medida pela relação dívida líquida sobre o Ebitda subiu a 0,26 vez, de 0,14 vez um ano atrás.

Em 2018, as ações da Qualicorp acumulam queda de mais de 36 por cento.

Acompanhe tudo sobre:BalançosEmpresasQualicorpResultado

Mais de Negócios

Superlógica Next 2024: parceria com OpenAI traça o futuro do mercado condominial e imobiliário

A Black Friday 2024 vai bombar? E-commerce fatura R$ 1,3 bilhão em quarta-feira recorde

Com novas soluções para maior produtividade de hortaliças e frutas, BASF comemora resultados de 2024

Café de açaí? Essa empreendedora criou uma marca da bebida e hoje exporta para EUA e Alemanha