Negócios

Quais são as franquias brasileiras com mais unidades no exterior? Veja ranking

O número de franquias brasileiras no exterior cresceu 26% em 2023, segundo pesquisa da ABF

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 09h44.

Última atualização em 5 de dezembro de 2024 às 11h38.

Tudo sobreFranquias
Saiba mais

O número de franquias brasileiras no exterior cresceu 26,3% entre 2022 e 2023, passando de 1.717 para 2.175 operações, segundo a Pesquisa de Internacionalização da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O fortalecimento da internacionalização das marcas brasileiras é impulsionado por uma combinação de fatores.

O bom momento econômico do Brasil, que proporcionou maior fôlego financeiro para investimentos no exterior, aliado ao processo de digitalização do setor, tem facilitado a gestão de negócios à distância.

Além disso, a popularização de produtos com a marca Brasil, especialmente em segmentos como açaí, moda e serviços estéticos, tem aberto portas para o franchising brasileiro no exterior.

"Embora ainda haja muito espaço para avançar, começamos a perceber uma maior maturidade nos planos de expansão internacional das franquias brasileiras", diz Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Ele acrescenta que a pandemia teve um papel crucial nesse processo, forçando muitas empresas a repensarem suas estratégias de crescimento. "Há um planejamento mais estruturado, com consultoria especializada e um entendimento de que se trata de um processo de médio a longo prazo".

Os números das marcas brasileiras no exterior

Em 2023, o número de marcas brasileiras internacionalizadas se manteve praticamente estável, passando de 213 para 205.

A estabilidade do número de países com operações brasileiras, que caiu de 126 para 125, reflete a consolidação das marcas em mercados estratégicos. No entanto, o estudo também destaca a chegada de sete novos países ao radar das franquias brasileiras, incluindo Congo, Curaçao, El Salvador, Kosovo, Nigéria, Omã e Somália.

Natan Baril, diretor Internacional da ABF, destaca que, apesar de a velocidade de expansão ser uma preocupação para muitas marcas, a qualidade e o planejamento bem estruturado são os principais fatores de sucesso.

"A ABF continua a receber muitas consultas de marcas que estão se preparando para a internacionalização. O que importa não é apenas a quantidade de operações, mas sim a solidez dos planos", diz Baril.

Quais são as franquias com mais unidades no exterior?

SmartFit, Oakberry e Kumon lideram a lista de franquias com mais operações no exterior.

MarcaNúmero de Operações no Exterior
Smart Fit845
Oakberry Açaí Bowls421
Kumon310
iGUi285
O Boticário164
Acium155
Havaianas95
Localiza92
Espaçolaser66
Chilli Beans61

A pesquisa da ABF revela que os segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda continuam liderando, com uma leve redução de 40 para 39 redes. A Alimentação, por sua vez, apresentou crescimento, passando de 32 para 36 marcas. A Educação, que estava em ascensão, mostrou uma leve queda, com 22 marcas, frente a 26 em 2022.

“Há uma demanda crescente por produtos brasileiros, como o açaí, que têm sido um destaque nas franquias que expandem internacionalmente”, diz Bruno Amado, gerente de Projetos Internacionais da ABF. A Maria Pitanga Açaíteria, por exemplo, é uma das marcas que se beneficiam desse movimento.

Quais são os países com mais franquias brasileiras?

Os Estados Unidos continuam sendo o destino mais procurado pelas franquias brasileiras, com 76 marcas em 2023, embora tenha havido uma redução de duas unidades em relação ao ano anterior.

Portugal segue como o segundo maior mercado, com um aumento de 56 para 71 marcas, enquanto o Paraguai permanece no terceiro lugar, com 54 operações.

Outros países da América Latina também apresentam crescimento, como Colômbia, Uruguai e México, que aumentaram sua participação no ranking.

Acompanhe tudo sobre:FranquiasEmpreendedorismo

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife