Negócios

Qatar Airways avalia compra de 49% da TAP

Presidente da companhia foi procurado pelo governo português, que quer privatizar a aérea

TAP: a aérea portuguesa é a empresa internacional que mais transporta passageiros entre Brasil e Europa, o que gerou interesses de companhias como a Qatar (Arpingstone /Wikimedia Commons)

TAP: a aérea portuguesa é a empresa internacional que mais transporta passageiros entre Brasil e Europa, o que gerou interesses de companhias como a Qatar (Arpingstone /Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 17h19.

São Paulo – O governo português procurou o presidente da Qatar Airway, Akbar Al Baker, para saber se havia interessa na compra da aérea TAP, informa o jornal português Diário de Negócios. "Estamos estudando essa possibilidade", disse ele na 67ª assembleia geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), que acontece em Cingapura. “Quando a Qatar estiver pronta, fará uma 'due diligence' e, depois, verá como poderá ajudar a TAP.”

Além da Qatar Airways, a alemã Lufthansa também estaria interessada na aérea portuguesa. No Brasil, especula-se que a TAM poderia se unir a TAP, caso a fusão com a chilena LAN seja barrada ou mesmo que o grupo Latam seja criado.

A compra da TAP, aliás, blindaria a Latam de eventuais investidas de outras companhias aéreas. “Como o mercado internacional da TAP é o Brasil, há empresas do Oriente Médio, como Emirate e Qatar, que tentariam comprar a portuguesa para reforçar a presença por aqui”, disse o consultor Respício Espírito Santo em recente entrevista à EXAME.com.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresas portuguesasFusões e AquisiçõesSetor de transporteTAP

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem