A Puma pretende alcançar 4 bilhões de euros em vendas até 2015 (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 16 de março de 2011 às 16h13.
São Paulo – A empresa alemã de vestuário esportivo Puma anunciou que terá um novo presidente-executivo depois de 14 de abril, quando os acionistas votarão a pauta para transformar a companhia em uma Corporação Europeia, operando sob o nome PUMA SE. O atual CEO Jochen Zeitz, que está no cargo há 18 anos, deixará o posto para o diretor de estratégia global, Franz Koch.
Depois da reestruturação da companhia, Zeitz será diretor de sustentabilidade e de Sport & Lifestyle do Grupo PPR, holding francesa dona da Puma e de outras marcas de luxo como Gucci e Yves Saint Laurent. Em comunicado à imprensa, o atual CEO da Puma elogiou seu sucessor. “Tendo uma mente excepcionalmente analítica e muito pragmática, Franz Koch tem sido um dos condutores chave do movimento estratégico da Puma e tem contribuído fortemente para nosso recorde de vendas de 2010”, afirma.
Franz Koch é graduado em administração de empresas pela Escola de Administração de Leipzig e pós-graduado em Comércio também pela Escola de Administração de Leipzig e pela Universidade de Sydney. Desde que entrou na empresa, em 2007, foi responsável pelo desenvolvimento estratégico de longo prazo do grupo e pela administração de projetos especiais, como evolução do portfólio de produtos, reengenharia dos processos e realização de fusões e aquisições. O executivo também coordenou e ajudou na execução do programa de reestruturação da Puma, em 2009, para definir os próximos passos após a crise mundial.
Juntos, Koch e Zeitz definiram o plano estratégico da companhia até 2015, quando pretendem alcançar vendas de 4 bilhões de euros, para aumentarem a competitividade com as marcas Nike e Adidas, que dominam o mercado atualmente. Em 2010, a Puma obteve 2,7 bilhões de euros em vendas, número 10,6% maior do que no ano anterior.