Negócios

Proibição da venda do Speedy favorece NET, diz corretora

Sem novas assinaturas, a operadora deixará de ganhar R$12 milhões por trimestre

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de proibir a comercialização do Speedy (acesso rápido à internet) pela Telefônica deve acarretar grandes prejuízos à operadora, avalia a corretora Fator. Um dos pontos negativos decorrentes da medida deve ser o fortalecimento da venda de pacotes de acesso à internet pela Net, a maior concorrente da Telefônica no segmento de banda larga em São Paulo.

Com a paralisação da oferta de novas assinaturas a partir desta segunda-feira (22/06), a Telefônica deixará de ganhar 12 milhões de reais a cada trimestre, segundo estimativas da corretora. Além disso, a decisão da Anatel irá piorar ainda mais a imagem da empresa, que já está fortemente desgastada devido às recentes panes no serviço de Speedy.
 

Anatel aplicou uma multa de 15 milhões de reais à Telefônica, que possui um prazo de 30 dias para apresentar um plano à agência que garanta a disponibilidade do serviço. As exigências da Anatel para a liberação do serviço incluem a apresentação de "planejamento de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional e cronograma, que indique data a partir da qual estejam implementadas medidas que assegurem a regularidade do serviço".

O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, afirmou que a decisão da agência não impactará ou interromperá serviços prestados aos atuais usuários do Speedy. No entanto, Valente não descartou a hipótese de demissões nas empresas prestadoras de serviços à operadora.

Apesar das inúmeras reclamações dos últimos meses, o faturamento com a transmissão de dados da Telefônica cresceu no primeiro trimestre do ano, atingindo 1,05 bilhão de reais, o equivalente a 20,9% de alta em relação ao mesmo período do ano passado.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett