(Germano Lüders/Exame)
EXAME Solutions
Publicado em 16 de agosto de 2024 às 17h00.
No primeiro semestre de 2024, o Brasil bateu um recorde em suas exportações, atingindo US$ 167,6 bilhões. Esse valor é 2,4% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. As previsões para o fechamento do ano são otimistas, indicando um crescimento esperado de 1,7% em relação a 2023.
Diante desse cenário de crescimento, o programa Exporta Mais Brasil, uma iniciativa da ApexBrasil, tem sido um catalisador para ampliar as fronteiras comerciais do país.
Com o objetivo de fortalecer a presença de produtos brasileiros no cenário internacional, o programa tem conectado empreendedores nacionais a uma rede de mercados externos.
As ações são divididas em duas fases: os Diálogos Exporta Mais Brasil, que oferecem informações sobre oportunidades de exportação para o público geral, e as Rodadas de Negócios, que promovem encontros presenciais entre produtores brasileiros e compradores internacionais.
A iniciativa já movimentou diversos setores estratégicos e, em 2023, contabilizou 13 edições, reunindo 143 compradores internacionais e apoiando 487 empresas brasileiras. Os negócios gerados ultrapassaram a marca de R$ 275 milhões. Em 2024, a expectativa é ainda maior, com 14 novas edições previstas, reunindo diversos setores produtivos.
Entre os setores contemplados em 2024, destacam-se couros, chocolates, moda, insumos agropecuários, cooperativas e material de construção.
A ApexBrasil cobre os custos das ações e as empresas interessadas em participar das próximas edições podem se inscrever gratuitamente, desde que atendam aos critérios estabelecidos no regulamento de cada etapa. Para acompanhar a programação, é só acessar o site.
Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024
Além das iniciativas de exportação, a ApexBrasil, em parceria com a EXAME, lançou o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. A premiação, que acontecerá em dezembro de 2024 em São Paulo, reconhecerá empresas que se destacaram no comércio internacional em diversas categorias, como Desenvolvimento Sustentável, Performance Exportadora, Imagem e Investimento Estrangeiro Direto.
Cada categoria terá subcategorias, premiando ao todo 15 empresas que se destacaram entre janeiro de 2023 e junho de 2024.
As subcategorias são:
Empresas brasileiras ou com operações no Brasil, cooperativas, startups e entidades setoriais são elegíveis para concorrer.
As inscrições para o prêmio já estão abertas e podem ser realizadas até 30 de setembro no link.