Negócios

Produção de petróleo no pré-sal atinge 1 bilhão de barris

Produção da Petrobras e parceiros atingiu, em novembro, 1 bilhão de barris acumulados desde a primeira produção comercial do pré-sal

Petróleo: produção média da Petrobras em novembro foi 2% mais alta que em outubro (Getty Images/Reprodução)

Petróleo: produção média da Petrobras em novembro foi 2% mais alta que em outubro (Getty Images/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 09h12.

São Paulo - A Petrobras informa que a produção total de petróleo e gás natural, em novembro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo no País foi de 2,23 milhões de barris por dia (bpd), um crescimento de 2% em relação a outubro.

"Esse resultado se deve, principalmente, ao melhor desempenho operacional das plataformas que operam no complexo denominado Parque das Baleias e do FPSO Cidade Saquarema, instalado no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos", informou a estatal petroleira, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Outro fator positivo, segundo a Petrobras, foi o início de operação de um novo poço conectado ao FPSO Cidade Maricá, também em Lula.

Pré-sal

Na camada do pré-sal, a produção de petróleo da própria Petrobras e parceiros atingiu, em novembro, 1 bilhão de barris acumulados desde a primeira produção comercial.

Em novembro, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras na camada pré-sal foi de 1,45 milhão boed, um aumento de 2% ante outubro.

A produção média de petróleo no pré-sal foi de 1,16 milhão bpd, 1,5% superior ao mês anterior.

Gás natural

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80,5 milhões m3/dia, 3,8% superior ao mês anterior devido ao melhor desempenho operacional das plataformas do Parque das Baleias e do FPSO Cidade Saquarema, além do retorno à operação do FPSO Cidade de Santos, após parada programada.

A produção média no exterior, excluído o volume liquefeito, foi de 9,1 milhões de m3/d, 5,3% inferior ao mês anterior, devido, principalmente, à parada para manutenção na plataforma de Hadrian South/Lucius.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Negócios

Azeite a R$ 9, TV a R$ 550: a lógica dos descontaços do Magalu na Black Friday

20 frases inspiradoras de bilionários que vão mudar sua forma de pensar nos negócios

“Reputação é o que dizem quando você não está na sala”, reflete CEO da FSB Holding

EXAME vence premiação de melhor revista e mantém hegemonia no jornalismo econômico