Negócios

Produção de petróleo e gás natural da Petrobras fica estável

A Petrobras informou que sua produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi de 2,661 milhões de barris de óleo equivalente por dia


	Sede da Petrobras: a produção própria de petróleo no Brasil, em janeiro, foi de 2,192 milhões de barris por dia
 (Sergio Moraes/Reuters)

Sede da Petrobras: a produção própria de petróleo no Brasil, em janeiro, foi de 2,192 milhões de barris por dia (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2015 às 19h39.

RIO DE JANEIRO - A Petrobras informou nesta sexta-feira que sua produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi de 2,661 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em janeiro, estável em relação dezembro.

Considerando as empresas parceiras, a produção total da estatal atingiu de 2,910 milhões de boed, também estável na comparação com o mês anterior. A produção própria de petróleo no Brasil, em janeiro, foi de 2,192 milhões de barris por dia (bpd), 0,9 por cento abaixo da produção de dezembro, de 2,212 milhões bpd.

Considerando parceiros, a produção de petróleo operada pela Petrobras no país em janeiro foi de 2,370 milhões de bpd, queda mensal de 0,7 por cento.

Segundo a estatal, a queda no volume produzido em janeiro deve-se, principalmente, ao encerramento das operações do navio-plataforma FPSO Marlim Sul, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, e do FPSO Dynamic Producer, que encerrou o teste de longa duração no campo de Berbigão, na Bacia de Santos.

Isso, no entanto, foi compensado pelo crescimento da produção decorrente da entrada em operação de novos poços no FPSO Mangaratiba, no campo de Lula, na Bacia de Santos, e nas plataformas P-52 e P-62, no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Além disso, segundo a Petrobras, sete novos poços offshore começaram a operar nas bacias de Campos e Santos, em janeiro.

A produção de petróleo no pré-sal das bacias de Santos e Campos - que não inclui o gás natural-, em janeiro atingiu a média de 669 mil bpd, incluída a parcela operada para as empresas parceiras, 0,5 por cento acima do recorde atingido em dezembro, de 666 mil bpd. Este novo resultado recorde representa aproximadamente 28 por cento da produção de óleo operada pelo Petrobras no Brasil, disse a empresa, em comunicado ao mercado.

No exterior foram produzidos, 183,8 mil boed, 2,2 por cento abaixo dos 187,9 mil boed produzidos no mês anterior, volume que segundo a Petrobras inclui petróleo e gás natural.

A produção média de petróleo em janeiro no exterior, de 97,6 mil bpd, ficou 1,9 por cento abaixo dos 99,5 mil bpd produzidos no mês anterior, em função, principalmente, da menor produção registrada no campo de Agbami, Nigéria.

GÁS NATURAL

A produção própria de gás natural da empresa em janeiro no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 75,559 milhões de metros cúbicos ao dia, 1,4 por cento superior ao volume alcançado em dezembro, chegando a novo recorde histórico.

Considerando as empresas parceiras, volume foi de 85,999 milhões de metros cúbicos ao dia, 1,7 por cento acima do volume do mês anterior. No exterior, a produção média de gás natural foi de 14,646 milhões de metros cúbicos, 2,5 por cento abaixo do volume em dezembro. (Por Juliana Schincariol; Edição de Luciana Bruno)

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Negócios

'E-commerce' ao vivo? Loja física aplica modelo do TikTok e fatura alto nos EUA

Catarinense mira R$ 32 milhões na Black Friday com cadeiras que aliviam suas dores

Startups no Brasil: menos glamour e mais trabalho na era da inteligência artificial

Um erro quase levou essa marca de camisetas à falência – mas agora ela deve faturar US$ 250 milhões