Plataforma da Petrobras: produção total de petróleo e gás natural foi de 2,342 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) (André Valentim/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 19h53.
Rio de Janeiro - A produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu 1,957 milhão de barris por dia em novembro, volume estável em relação ao alcançado em outubro, informou a petroleira em nota à imprensa nesta segunda-feira.
A companhia realizou, ao longo do mês, paradas programadas para manutenção nas plataformas do Polo Nordeste, FPSO-Cidade de Anchieta e P-53, segundo a nota.
"Contribuíram para a estabilidade da produção de petróleo em novembro os novos recordes mensal e diário de produção no pré-sal, de 339,1 mil bpd e 362,3 mil bpd, respectivamente, além do início da operação da plataforma P-63 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, no dia 11 do mesmo mês", informou a Petrobras.
Uma série de plataformas encomendadas pela estatal entrará em operação em breve, o que deverá elevar sua produção nos próximos meses conforme ansiosamente aguardado pelo mercado.
A Petrobras informou que a plataforma P-55, no campo de Roncador, na Bacia de Campos, com capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo, "está em preparativos finais para início de produção".
A plataforma P-58 já está em fase de ancoragem no complexo denominado Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos, em indicativo de que não deve demorar para iniciar produção.
Já a P-62 iniciou nesta segunda-feira o deslocamento para sua locação definitiva na Bacia de Campos, assim como a P-61.
A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em novembro, foi de 2,342 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 1,2 por cento acima do registrado no mês anterior.