Negócios

Produção da Petrobras cai 3% em 2004; lucro de R$ 18 bi é recorde

Custo de extração cresceu 26% em relação a 2003

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Petrobras (1ª no ranking de Melhores & Maiores 2004) obteve em 2004 o maior lucro de sua história: 17,9 bilhões de reais. Os investimentos, também recordes, foram de 21,8 bilhões de reais. A maior parte dos recursos, 64%, foi direcionado ao desenvolvimento de capacidade de produção de petróleo e gás natural.

As vendas da estatal somaram 108,2 bilhões de reais, 13% mais do que no ano anterior. Entre os fatores que compensaram o aumento da receita, a companhia destaca a elevação dos valores dos fretes, o aumento nas despesas gerais e administrativas, devido a reajuste salarial, expansão do quadro de empregados e maiores gastos com planos de pensão e de saúde.

Considerando apenas a produção de óleo e gás natural, o volume alcançou a média diária de 1,493 milhão de barris de óleo equivalente/dia, com queda de 3% em relação ao ano anterior, em função de paradas programadas em algumas unidades de produção e do fechamento de alguns poços nos campos de Marlim Sul e Albacora. O atraso nas entregas das plataformas P-43, P-48 e P-50, para os campos de Barracuda, Caratinga e Albacora Leste também contribuiu para que o nível de produção de 2003 não fosse superado. O custo de extração cresceu 26% em relação a 2003 (leia reportagem de EXAME avaliando o desempenho da Petrobras).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam